Beiras e Serra da Estrela lança 2.ª edição de concurso escolar

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vão lançar a segunda edição de um concurso que leva estudantes a refletir sobre o futuro da região, foi hoje anunciado.

O concurso denominado “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu futuro” destina-se a estudantes dos estabelecimentos de ensino básico e secundário, de escolas do ensino público, privado ou cooperativo da área da CIM-BSE.

Segundo as entidades organizadoras, a iniciativa “visa estimular a reflexão dos jovens estudantes sobre os recursos e as dinâmicas territoriais, levando-os a refletir sobre as perspetivas que se abrem para o futuro coletivo da região”.

O concurso pretende “suscitar a investigação e a reinterpretação das potencialidades e dos recursos do território para estimular o debate donde possam emergir novas propostas e perspetivas de desenvolvimento” em torno dos temas “Leituras e (re)interpretações do território: diagnósticos prospetivos”, “Escrita, literatura e território: trabalhos de expressão literária” e “Arte e território: trabalhos de expressão artística”.

A iniciativa insere-se no Programa de Combate ao Abandono Escolar nas Beiras e Serra da Estrela e é financiada pelo programa Centro 2020.

O concurso “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu futuro”, que aceita candidaturas até 24 de março, contempla vários apoios à participação e prémios.

A primeira edição do concurso, realizada em 2020, contou com 62 trabalhos submetidos e teve a participação de mais de 100 alunos de 12 escolas da região da CIM-BSE.

A CIM-BSE, com sede na cidade da Guarda, é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

O CEI, também com sede na cidade mais alta do país, envolve a Câmara Municipal da Guarda, as universidades de Coimbra e de Salamanca (Espanha), e o Instituto Politécnico da Guarda.


Conteúdo Recomendado