PRR: Beiras e Serra da Estrela quer entidades regionais na gestão e execução dos fundos

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) quer que as comissões de desenvolvimento regional, as comunidades intermunicipais e as autarquias sejam incluídas na governação e na execução dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Município Trancoso apoia economia local com 250 mil euros

O pacote destina-se a “empresas sediadas no concelho que, em 2020, obtiveram quebras de faturação iguais ou superiores a 25 por cento relativamente ao ano transato, não discriminando o setor de atividade”.


Ministra da Coesão Territorial diz que Plano de Recuperação “Não deixa nem os autarcas nem o interior de fora”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “não deixa nem os autarcas nem o interior de fora” e o Governo conta com os autarcas “na linha da frente”.


CIM-BSE entrega 15 unidades móveis de saúde aos municípios

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai entregar, no dia 03 de março, na Guarda, 15 unidades móveis de saúde (UMS) aos 15 municípios do seu território, foi hoje anunciado.


Trancoso: Sessão ‘online’ sobre fertilização dos soutos

O município de Trancoso e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vão promover, na terça-feira, dia 23 de fevereiro, entre as 21h00 e as 22h00, uma sessão de esclarecimento ‘online’ sobre fertilização dos soutos.


Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela esteve na RTP para divulgar o Território

Esta segunda-feira, dia 25 de janeiro, a Comunidade Intermunicipal das Beiras e da Serra da Estrela (CIM-BSE) esteve no programa da manhã da Praça da Alegria da RTP, para mostrar e divulgar o melhor do seu território e dos seus 15 municípios.


Aldeias Históricas de Portugal voltam a estar em “festa”

Entre junho e novembro, a cultura, a gastronomia, as tradições, os costumes, o património, as lendas e os mitos de cada uma das 12 aldeias que integram a rede, voltam a ser o mote para mais uma edição – a quinta! – do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”.


PRR: Beiras e Serra da Estrela diz que Governo promove “discussão pública de farsa”

O presidente da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela disse hoje que o Governo está a promover uma “discussão pública de farsa” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e lamentou que os municípios não tenham sido ouvidos.


Covid-19: Feiras do queijo da Serra da Estrela em formato digital

As feiras do queijo da Serra da Estrela vão decorrer este ano “100% em formato digital” nos municípios da área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela devido à pandemia de covid-19.


Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa” de 2021 terá transmissão ‘online’

As Aldeias Históricas de Portugal vão promover este ano mais uma edição do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”, que incluirá eventos presenciais e transmitidos em ‘live streaming’, como aconteceu em 2020.



Provas de ciclismo virtual percorrem as Aldeias Históricas de Portugal

A Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) estabeleceu uma parceria com as Aldeias Históricas de Portugal para a realização de um desafio de ciclismo virtual, foi hoje anunciado.


Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela entregou 15 Unidades Móveis de Saúde

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em conjunto com os seus parceiros deste projeto, Administração Regional de Saúde do Centro e Unidade Local de Saúde da Guarda entregram esta manhã 15 unidades móveis aos municipios que integram a CIM-BSE.


Beiras e Serra da Estrela lança 2.ª edição de concurso escolar

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vão lançar a segunda edição de um concurso que leva estudantes a refletir sobre o futuro da região, foi hoje anunciado.


Politécnico da Guarda capacita empreendedores para inverter desertificação

O Instituto Politécnico da Guarda (IPG), em colaboração com a Universidade da Beira Interior, vai capacitar a população ativa da região “para o empreendedorismo e para o lançamento dos seus próprios negócios”, foi hoje anunciado.