Empresa de resíduos sólidos da Cova da Beira com investimento de 985 mil euros

A Resiestrela, empresa multimunicipal de resíduos sólidos urbanos da Cova da Beira, vai investir 985 mil euros na requalificação e ampliação da instalação de tratamento mecânico e biológico (TMB), foi hoje anunciado.


Projeto de ciência cidadã valoriza território das Beiras e Serra da Estrela

Os 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), que tem sede na cidade da Guarda, vão receber uma iniciativa de ciência cidadã que pretende valorizar o território, foi anunciado esta terça-feira.


Treze municípios da Beira Interior com plataforma de gestão de redes de água

Treze municípios da Beira Interior vão passar a dispor de uma plataforma de gestão de rede de águas, que permitirá melhorar a gestão e minorar as perdas de água, anunciou a Associação de Municípios da Cova da Beira.


Estrela Geopark com projeto de preservação e valorização de memórias e tradições

O Estrela Geopark vai realizar um projeto de preservação e valorização de memórias e tradições da região da Serra da Estrela, com o objetivo de contribuir “para a recuperação de práticas ancestrais em desaparecimento”, foi hoje anunciado.


Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela entregou 15 Unidades Móveis de Saúde

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em conjunto com os seus parceiros deste projeto, Administração Regional de Saúde do Centro e Unidade Local de Saúde da Guarda entregram esta manhã 15 unidades móveis aos municipios que integram a CIM-BSE.


PRR: Beiras e Serra da Estrela diz que Governo promove “discussão pública de farsa”

O presidente da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela disse hoje que o Governo está a promover uma “discussão pública de farsa” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e lamentou que os municípios não tenham sido ouvidos.


Município de Fornos de Algodres aumenta reciclagem

O município de Fornos de Algodres anunciou que a reciclagem no concelho aumentou 66% em 2020, face ao ano de referência (2018), no seguimento das políticas que tem vindo a implementar.


Festivais da Serra da Estrela, Beiras e Raia Histórica animam 15 municípios

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai organizar três festivais culturais que integram a realização de espetáculos em 15 municípios, com o objetivo de captar mais turistas para o território.


Município de Fornos de Algodres combate vespa asiática

O município de Fornos de Algodres organizou, pelo terceiro ano consecutivo, uma sessão de esclarecimento para os apicultores do concelho sobre o combate à vespa asiática e distribuiu 300 armadilhas e o respetivo atrativo (30 litros).


Ministra da Coesão Territorial diz que Plano de Recuperação “Não deixa nem os autarcas nem o interior de fora”

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse hoje que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “não deixa nem os autarcas nem o interior de fora” e o Governo conta com os autarcas “na linha da frente”.


CIM-BSE entrega 15 unidades móveis de saúde aos municípios

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai entregar, no dia 03 de março, na Guarda, 15 unidades móveis de saúde (UMS) aos 15 municípios do seu território, foi hoje anunciado.



Rede itinerante cultural une sete municípios do interior

A Companhia de Teatro ASTA, da Covilhã, coordena uma nova rede itinerante de intervenção cultural que vai levar dezenas de espetáculos a sete municípios dos distritos de Castelo Branco e da Guarda.


Brigada de Sapadores Florestais da CIM-BSE apoia execução de ações de fogo controlado

A Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) tem apoiado a realização de ações de fogo controlado na região, foi hoje anunciado.


Fornos de Algodres assinalou Dia Mundial da Floresta

O Município de Fornos de Algodres, em colaboração o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), assinalou o Dia Internacional das Florestas com a plantação de um Carvalho Alvarinho (Quercus robur L.), em Fornos de Algodres.


PRR: Beiras e Serra da Estrela quer entidades regionais na gestão e execução dos fundos

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) quer que as comissões de desenvolvimento regional, as comunidades intermunicipais e as autarquias sejam incluídas na governação e na execução dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Covid-19: Feiras do queijo da Serra da Estrela em formato digital

As feiras do queijo da Serra da Estrela vão decorrer este ano “100% em formato digital” nos municípios da área da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela devido à pandemia de covid-19.