Memorando de Entendimento do projeto “RE – CONNECT –Alta Conectividade e Convergência Digital em Baixa Densidade” assinado na Guarda

A assinatura do memorando de entendimento, entre a CIMBSE e a Altice, do qual farão parte 31 entidades signatárias, irá decorrer no próximo dia 21 de junho, pelas 18h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Guarda.


Apresentação da Unidade de Investigação TORRE em Celorico da Beira

Teve lugar, no passado sábado, dia 22 de maio, na torre do castelo de Celorico da Beira, a Apresentação da Unidade de Investigação TORRE e a inauguração da exposição “How much does a bullet cost? It takes 250,000 bullets to kill an insurgent”, do escultor João Castro Silva, promovidas pela Associação Luzlinar em parceria com o município de Celorico da Beira, no âmbito do projeto Pontes.


Brigada de Sapadores Florestais da CIM-BSE apoia execução de ações de fogo controlado

A Brigada de Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) tem apoiado a realização de ações de fogo controlado na região, foi hoje anunciado.


PRR: Beiras e Serra da Estrela quer entidades regionais na gestão e execução dos fundos

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) quer que as comissões de desenvolvimento regional, as comunidades intermunicipais e as autarquias sejam incluídas na governação e na execução dos fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).


Celorico da Beira comemora Feriado Municipal

O Município de Celorico da Beira vai comemorar o seu Feriado Municipal no próximo dia 23 de maio, aniversário do nascimento de Sacadura Cabral, com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.


Empresa de resíduos sólidos da Cova da Beira com investimento de 985 mil euros

A Resiestrela, empresa multimunicipal de resíduos sólidos urbanos da Cova da Beira, vai investir 985 mil euros na requalificação e ampliação da instalação de tratamento mecânico e biológico (TMB), foi hoje anunciado.


Aldeias Históricas de Portugal voltam a estar em “festa”

Entre junho e novembro, a cultura, a gastronomia, as tradições, os costumes, o património, as lendas e os mitos de cada uma das 12 aldeias que integram a rede, voltam a ser o mote para mais uma edição – a quinta! – do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”.



Aldeias Históricas de Portugal lançam novo vídeo promocional

Grandes figuras da História de Portugal convidam a descobrir a alma das Aldeias Históricas em novo filme promocional.


Festivais da Serra da Estrela, Beiras e Raia Histórica animam 15 municípios

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai organizar três festivais culturais que integram a realização de espetáculos em 15 municípios, com o objetivo de captar mais turistas para o território.


Seia integra três projetos de Cultura em Rede

Projetos apostam na valorização e promoção dos territórios e das suas identidades culturais, e funcionarão na lógica de partilha de experiências, com dinâmicas de capacitação de artistas e grupos culturais, resultando numa programação cultural diferenciadora.


Projeto de ciência cidadã valoriza território das Beiras e Serra da Estrela

Os 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), que tem sede na cidade da Guarda, vão receber uma iniciativa de ciência cidadã que pretende valorizar o território, foi anunciado esta terça-feira.


Treze municípios da Beira Interior com plataforma de gestão de redes de água

Treze municípios da Beira Interior vão passar a dispor de uma plataforma de gestão de rede de águas, que permitirá melhorar a gestão e minorar as perdas de água, anunciou a Associação de Municípios da Cova da Beira.


Estrela Geopark com projeto de preservação e valorização de memórias e tradições

O Estrela Geopark vai realizar um projeto de preservação e valorização de memórias e tradições da região da Serra da Estrela, com o objetivo de contribuir “para a recuperação de práticas ancestrais em desaparecimento”, foi hoje anunciado.


Provas de ciclismo virtual percorrem as Aldeias Históricas de Portugal

A Associação de Ciclismo da Beira Interior (ACBI) estabeleceu uma parceria com as Aldeias Históricas de Portugal para a realização de um desafio de ciclismo virtual, foi hoje anunciado.