Projeto de ciência cidadã valoriza território das Beiras e Serra da Estrela

Os 15 municípios da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), que tem sede na cidade da Guarda, vão receber uma iniciativa de ciência cidadã que pretende valorizar o território, foi anunciado esta terça-feira.

O projeto “Abeirar” é uma parceria de ciência cidadã e valorização do território que envolve a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da CIM-BSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, a associação Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior (Covilhã).

Segundo os promotores, o “Abeirar” surge como “uma forma de potenciar o envolvimento e participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção do conhecimento do território”.

A primeira iniciativa do projeto irá percorrer os 15 concelhos da CIM-BSE, numa sequência de três ciclos, cada um dedicado a um tema central para o território – água, céu, rocha – que acontecerão na primavera, no verão e no outono, respetivamente.

“É um convite à curiosidade, à exploração e à descoberta dos recursos do território das Beiras e Serra da Estrela. É um trilhar pelo território, no cruzamento entre a literatura e a ciência. É um apelo à participação conjunta de cidadãos/ãs, artistas e cientistas, pela construção de conhecimento, pela preservação e valorização do território”, refere a fonte numa nota enviada à agência Lusa.

As ações sobre o tema da água acontecem nos municípios de Covilhã (08 maio), Pinhel (15), Sabugal (22), Celorico da Beira (29) e Gouveia (05 junho), enquanto Belmonte (03 julho), Figueira de Castelo Rodrigo (10), Almeida (17), Fornos de Algodres (24) e Seia (31) acolhem atividades sobre o céu.

O tema da rocha será trabalhado em ações agendadas para os concelhos do Fundão (02 outubro), Mêda (09), Guarda (16), Trancoso (23) e Manteigas (30).

A apresentação pública do projeto “Abeirar” está marcada para as 11h00 de quinta-feira, para o Covão da Ametade, na Serra da Estrela.

A Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE) foi constituída em 2017 e integra as Bibliotecas Municipais da área da CIM-BSE, a que se juntaram a Biblioteca da Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado