‘Viaja Pela Tua Serra da Estrela’ pretende reforçar o potencial da atratividade das Beiras e Serra da Estrela, e visa promover a região como um destino turístico único e inesquecível, 365 dias por ano. O seu território em estado puro oferece aos seus visitantes uma experiência autêntica e singular. “A riqueza que cada um dos 15 municípios detém, desde os seus recursos naturais, produtos endógenos de qualidade, a sua dimensão cultural, a gastronomia, as atividades e as suas gentes, concede à CIM das Beiras e Serra da Estrela uma especial atenção por parte de quem nos visita.”, sublinha o 1º secretário executivo da CIM BSE, António Miraldes.
A CIM das Beiras e Serra da Estrela é, também, “uma região de rica cultura e tradição. As suas gentes acolhedoras, os seus sabores autênticos, as suas tradições ancestrais, como a transumância, que deslocam, anualmente, milhares de pastores da região com o seu gado até à montanha, e o seu património cultural, histórico e patrimonial, que mereceu a distinção de Manteigas e Sortelha (Município do Sabugal) como um dos melhores destinos rurais em 2023”.
“Lançamos o repto para virem explorar o que de melhor a natureza em estado puro das Beiras e Serra da Estrela tem para oferecer. O nosso extenso território é um excelente destino para os amantes da Natureza/Biodiversidade, que garante uma experiência memorável a qualquer um”, reforça António Miraldes.
Das tradições ancestrais do burel à arte urbana que ilumina as ruas, da neve que cobre as montanhas às praias fluviais que refrescam o verão, dos museus que guardam a memória do passado ao património a céu aberto em Castelos, Aldeias Históricas de Montanha e de Xisto, a Comunidade Intermunicipal convida, assim, a uma viagem pelas Beiras e Serra da Estrela, em qualquer época do ano. CIM das Beiras e Serra da Estrela em 360º A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela vai apresentar-se na BTL’24 num único stand, unificando os 15 municípios que a integram, concebido com traços inovadores, que alia a tecnologia às madeiras portuguesas, com materiais recicláveis, cortiça e plantas naturais, onde a interatividade e a proximidade estão na primeira linha de quem por lá passar.
Com uma área de 324m2, o espaço contempla um balcão para cada município e dará palco aos projetos mais inovadores das Beiras e Serra da Estrela. Os visitantes terão oportunidade de viajar, por meio de realidade virtual, até às Beiras e Serra da Estrela, através de imagens 360º, que abrirá o apetite dos mais curiosos. A viagem não fica por aqui, pois os participantes terão oportunidade de embarcar numa digressão gastronómica por sabores que prometem conquistar o paladar de todos. O famoso Queijo da Serra da Estrela, os tradicionais enchidos de borregos, o mel, as cerejas e a tão cobiçada ginjinha, entre outros, vão estar no centro das atenções dos apreciadores. Ao longo de cinco dias, decorrerá, no stand, um conjunto de provas gastronómicas e showcookings, promovidos por Chefs e escolas de hotelaria do território da CIMBSE (Instituto de Gouveia, Escola Profissional, Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas, Escola Profissional do Fundão e Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Turismo e Hotelaria). A fotografia é o registo da melhor memória para mais tarde recordar, pelo que a CIM das Beiras e Serra da Estrela reservou um espaço instagramável, onde os visitantes poderão registar as suas fotografias para compartilhar nas suas redes sociais, onde a criatividade não tem limites.
O enorme espaço volta a dedicar uma área ao encontro de empresários e empreendedores da região de darem a conhecer os seus projetos turísticos e, ainda, reunir com outros players estratégicos. A presença no certame será uma oportunidade de promoção conjunta com as associações de desenvolvimento turístico do território – as Aldeias de Montanha, as Aldeias Histórias de Portugal, as Aldeias de Xisto, a Comissão Vitivinícola da Beira Interior e do Dão e a Estrelacoop.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela é uma associação de âmbito territorial visa a realização de interesses comuns aos 15 municípios que nele estão integrados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso. A CIM BSE tem como missão a potencialização e promoção do desenvolvimento da região, otimizando e defendendo os interesses comuns dos Municípios associados, por forma a reforçar a identidade conjunta da região.
A BTL’24 decorre entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março de 2024, na FIL, em Lisboa. A programação do stand da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela pode ser conhecida AQUI.