Gouveia planta árvores e dedica concerto às mulheres nas comemorações de Abril

A cidade de Gouveia, no distrito da Guarda, promove nos próximos dias uma plantação de árvores e um concerto dedicado à mulher, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

De acordo com uma nota da Comissão Organizadora das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela realiza no sábado uma Plantação Comemorativa de árvores autóctones no Bosque Centenário da República.

A iniciativa está agendada para começar às 14h30, com concentração marcada para as 14h00, em frente à sede da URZE em Gouveia. A plantação será realizada no Bosque localizado junto à Estrada da Serra.

A URZE lembrou que “as plantações comemorativas existiram sempre, em todos os tempos, como forma de perpetuar um acontecimento, seja o nascimento de um filho, um casamento ou um acontecimento político relevante, tendo tido esta expressão o seu apogeu máximo e mais celebre em França, como símbolo do novo regime que sucedeu à Revolução Francesa – As Árvores da Liberdade”.

As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril prosseguem no dia 08 de março, data em que se assinala o Dia Internacional da Mulher, com um concerto organizado pela Sociedade Musical Gouveense “Pedro Amaral Botto Machado” e a Escola Profissional da Serra da Estrela.

A iniciativa está agendada para as 21h00 no Museu Abel Manta.

Os promotores salientam que no concerto serão interpretadas, exclusivamente, obras de mulheres compositoras.

Estarão em palco várias formações, entre elas um grupo de música de câmara da Sociedade Musical Gouveense, clarinete/acordeão, trio de cordas, quinteto de cordas/sopros e septeto de metais.

A Escola Profissional da Serra será representada pelos alunos do Curso de Instrumentista de Cordas e Tecla e Curso de Instrumentista de Sopro e Percussão.


Conteúdo Recomendado