Os presidentes das câmaras de Seia e de Gouveia vão liderar a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) no mandato que agora se inicia e que volta a ser exercido de forma rotativa.
A eleição dos novos órgãos diretivos foi realizada ontem em reunião do Conselho Intermunicipal desta entidade que agrega 15 municípios, sendo que a opção pela divisão do mandato em dois períodos (dois anos cada) foi tomada por se considerar que é a solução que garante “maior concertação e representatividade”, referiu à agência Lusa o presidente cessante da CIM-BSE, Paulo Fernandes, que é também presidente da Câmara do Fundão.
“É ainda importante referenciar que todas as deliberações tomadas foram aprovadas num quadro de unanimidade, o que demonstra o espírito de coesão da nossa comunidade intermunicipal e até contribui para o reforçar”, afirmou Paulo Fernandes, adiantando que os autarcas também decidiram manter a sede da CIM-BSE na Guarda.
Segundo explicou, o presidente da Câmara de Seia, Filipe Camelo (PS), estará na presidência durante os dois primeiros anos, dando depois lugar ao presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu (PSD).
Para os cargos de vice-presidência também foi aplicado o critério da rotatividade, com os presidentes das câmaras de Pinhel e de Fornos de Algodres a ocuparem o cargo durante a primeira metade do mandato e os presidentes de Almeida e Manteigas na segunda fase.
A tomada de posse dos novos eleitos está prevista para o próximo dia 06 de março.
Na reunião, os autarcas dos 15 municípios aprovaram ainda recondução de António Ruas e Carlos Martins como secretários executivos, decisão que terá ser agora apreciada e votada pela Assembleia Intermunicipal da CIM-BSE.
Entre decisões, está ainda o pedido de uma reunião com caráter de urgência ao ministro do Ambiente para expor os problemas causados pela situação da seca e para referenciar as preocupações relacionadas com a exploração de urânio em Espanha, que ficará localizada junto à fronteira.
Por outro lado, a CIM-BSE também vai avançar com a criação de um Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças, que visa reforçar as relações e a cooperação com Espanha.
A CIM-BSE tem sede na Guarda é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e por três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).