Empresa de resíduos sólidos da Cova da Beira com investimento de 985 mil euros

A Resiestrela, empresa multimunicipal de resíduos sólidos urbanos da Cova da Beira, vai investir 985 mil euros na requalificação e ampliação da instalação de tratamento mecânico e biológico (TMB), foi hoje anunciado.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, a Resiestrela explica que este investimento nesta estrutura, que integra o Centro de Tratamento e Valorização de Resíduos Urbanos, tem financiamento de 85% e resulta de uma candidatura aprovada no âmbito Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos do Portugal 2020 (POSEUR).

Segundo explica, está prevista a “instalação de uma linha dedicada para o processamento de biorresíduos provenientes de recolha seletiva numa infraestrutura de TMB de resíduos urbanos, com o objetivo de compatibilizar essa instalação com o fluxo crescente de resíduos urbanos recolhidos seletivamente”.

A operação “contempla a criação de uma linha de biorresíduos, a criação de uma zona de receção e a modificação e ampliação do sistema de comando e controlo operacional”, é detalhado.

A Resiestrela tem sede no Fundão e é responsável pela concessão do sistema multimunicipal de triagem, recolha seletiva, valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos provenientes dos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, no distrito da Guarda, e de Belmonte, Covilhã, Fundão e Penamacor, no distrito de Castelo Branco.

O Sistema serve atualmente uma população de cerca de 194.000 habitantes.


Conteúdo Recomendado