Beiras e Serra da Estrela assinala 10 anos como motor de mudança no território

Cccdrc Cimbse

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) vai comemorar os 10 anos com várias iniciativas ao longo de 2024, assumindo-se como um motor de mudança e de alavanca de projetos municipais e intermunicipais.

Em comunicado de imprensa enviado à agência Lusa, a CIMBSE descreveu que os 10 anos serão assinalados com várias iniciativas, projetos e campanhas para celebrar o passado e “acima de tudo olhar para o futuro com otimismo e determinação, com o compromisso de fazer sempre mais e melhor”.

A CIMBSE salientou que a promoção da cultura, história, gastronomia, turismo, do património edificado à natureza, a cooperação intermunicipal e o desenvolvimento sustentável do território são alguns dos principais compromissos e objetivos da estrutura que agrega 15 municípios dos distritos de Castelo Branco e Guarda.

A comunidade “tem sido um motor de mudança, alavancando e apoiando em diversos projetos municipais e intermunicipais em áreas como a educação, a saúde, o ambiente, o turismo e a cultura”.

Para marcar a data, a CIMBSE revelou que foi criado um logótipo comemorativo dos 10 anos, que “simboliza comummente o crescimento e o sucesso ao longo da última década”.

As celebrações iniciam-se hoje com um almoço comemorativo que pretende ser também um espaço para reflexão e onde os representantes dos 15 municípios terão a oportunidade de fortalecer a cooperação intermunicipal, partilhar experiências, desafios e sucessos, reforçando a identidade de um território uno cada vez mais assente em estabelecer novas metas para o futuro.

Para António Miraldes, primeiro secretário executivo da CIMBSE, os próximos anos serão de grandes desafios, mas também de enormes oportunidades.

Lembrou que a CIMBSE assinou recentemente o contrato para o desenvolvimento e coesão territorial no âmbito do novo quadro comunitário Portugal 2030, que, à semelhança de anteriores quadros comunitários, terá um impacto nos 15 municípios aos mais diversos níveis.

“Os nossos objetivos para o futuro passam pela melhoria da qualidade de vida das populações e pela afirmação da CIMBSE como um ator ativo de referência no panorama local, regional e nacional e até mesmo internacional”, assinalou o dirigente, citado no comunicado da CIMBSE.

“Continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com os nossos 15 municípios associados, as entidades públicas, privadas, as instituições de ensino e de investigação, as organizações da sociedade civil e todos os demais parceiros”.

O objetivo é “consolidar a CIMBSE como uma referência de desenvolvimento regional, melhorar a qualidade de vida dos habitantes do território, promover a inovação e a competitividade das empresas, proteger o meio ambiente e garantir a sustentabilidade do território, reforçar a identidade cultural, atrair mais visitantes e turistas, e fortalecer a coesão social e a inclusão”.

A CIMBSE, com sede na Guarda, é constituída pelos concelhos de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso, do distrito da Guarda e Belmonte, Covilhã e Fundão, do distrito de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado