Confraria da Capeia entroniza quase 70 confrades

No próximo dia 30 de março, cumpre-se mais uma etapa da Vida da Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana (CACA).

As atividades do I Capítulo, que coincide com a entronização dos primeiros 68 confrades, decorrem nas Terras do Forcão, concretamente em Aldeia da Ponte e Aldeia do Bispo, sendo a entronização apadrinhada pela Confraria do Bucho Raiano, do concelho do Sabugal, e a Irmandade dos Romeiros de São Martinho, Cavaleiros da Tradição de Portugal, da Golegã.

A receção aos participantes é feita no Centro Interpretativo da Capeia Arraiana, em Aldeia da Ponte, onde será servido o Raiano de Honra e o pequeno almoço de boas vindas.

A cerimónia de entronização terá lugar na Igreja Matriz de Aldeia da Ponte, onde serão benzidas as insígnias, pelo Padre Américo Barroca, realizadas as intervenções do Grão-Mestre, do Chanceler e do Presidente da Câmara do Sabugal, Vítor Proença, proferida a Oração de Sapiência pelo investigador da Raia Francisco Pires Manso e feito o Juramento dos primeiros confrades da CACA.

Após a cerimónia realiza-se uma primeira foto de família no átrio da Igreja, seguindo o desfile das confrarias até à Ponte Romana, onde será feito igualmente o registo fotográfico.

Seguidamente os participantes dirigem-se a Aldeia do Bispo, passando pelos Forcalhos, realizando-se uma nova foto de família na chamada rotunda de quatro caminhos, na qual está previsto instalar, no mês de agosto, a Cápsula do Tempo, a abrir em 2050.

Em Aldeia do Bispo será servido o almoço, com o serviço da Casa da Esquila, do
Casteleiro, constando de pratos apicos das Terras do Forcão, em ambiente de capeia,
acompanhado pelo vinho Escorna Bois, da Adega Cooperativa de Freixo de Numão, Foz Côa.
Após a troca de lembranças os participantes podem dirigir-se à praça de touros de Aldeia
da Ponte e assistir à Capeia de Páscoa.

Face às inscrições já realizadas prevê-se a participação de mais de 15 confrarias e 150
partiticipantes.

A CACA é uma instituição sem fins lucrativos que pretende, como referem os seus
estatutos, promover a Capeia Arraiana, tendo, entre outras iniciativas, a realização de exposições,
visitas de estudo, convívios de caráter social, formativo e cultural; edição de textos, monografias,
estudos e demais trabalhos sobre a Capeia Arraiana e o concelho do Sabugal.

O que é a Capeia Arraiana?

A Capeia Arraiana é uma manifestação tauromáquica específica de algumas povoações do concelho do Sabugal próximas da fronteira com Espanha, que se caracteriza e singulariza das demais formas populares de manifestações tauromáquicas, pelo facto de a lide do touro bravo ser efetuada coletivamente, com o recurso do Forcão.
A Capeia é realizada em agosto, em associação com a festa patronal de cada comunidade, e, regra geral, tem lugar no largo principal da aldeia, para tal temporariamente vedado. Para além da Capeia propriamente dita, isto é a lide do touro com o Forcão, constituem componentes públicas da prática o Encerro e o Boi da prova, que precedem a Capeia, e o Desencerro, com o qual ela termina.c


Conteúdo Recomendado