Projeto “Cultura em Rede” das Beiras e Serra da Estrela começa hoje

O projeto “Cultura em Rede”, que se realiza pela segunda vez na região das Beiras e Serra da Estrela, arranca esta noite com um espetáculo de teatro agendado para Figueira de Castelo Rodrigo.

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), com sede na Guarda, refere em comunicado que a edição deste ano do projeto cultural começa hoje, com o espetáculo de teatro “Viagens”, que tem lugar às 22 horas, no Largo Serpa Pinto, na vila de Figueira de Castelo Rodrigo.

Segundo a fonte, trata-se de uma iniciativa que conta “com a participação de voluntários do concelho, que participaram em residências artísticas conduzidas por artistas regionais e companhias contratadas”.

A praça Dom Dinis, em Trancoso, será o segundo espaço a receber a produção teatral, no dia 13, o mesmo dia em que tem lugar o primeiro espetáculo de dança “A mão, o animal e o mistério”, no castelo de Belmonte.

A nota lembra que o primeiro espetáculo de música “Sintonias Serranas” estava agendado para terça-feira, para Seia, mas a data foi alterada e terá lugar no dia 18, no Largo do Município daquela cidade da Serra da Estrela.

O “Cultura em Rede” estende-se até ao dia 10 de agosto e inclui a realização de espetáculos de teatro, música e dança nos 15 concelhos que integram a região da CIM-BSE.

“Todos os programas incluem a participação de voluntários locais de todas as idades, que colaboram na animação dos centros históricos e urbanos da região”, lê-se na nota.

Os restantes espetáculos realizam-se em Pinhel (dia 20 de julho, teatro, no jardim 5 de Outubro), Fornos de Algodres (20, música, praia fluvial da Ponte de Juncais), Sabugal (21, dança, castelo), Manteigas (26, música, cobertura da Praça Municipal), Almeida (27, teatro, Picadeiro D´el Rey), Guarda (28, dança, traseiras da Sé), Covilhã (03 de agosto, dança, largo do Calvário), Celorico da Beira (03, música, praça de Santa Maria), Gouveia (08, música, praça do Município), Fundão (10, dança, largo do Calvário) e Mêda (10, teatro, praça da Casa da Cultura).

O projeto “Cultura em Rede” da CIM-BSE foi lançado em 2018 e, para além dos espetáculos de teatro, música e dança, inclui uma rota de visitas guiadas encenadas, focadas na cultura e história do território de forma contemplativa e interativa.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado