Eventos e tradições de Páscoa regressam aos municípios das Beiras e Serra da Estrela

Os municípios do território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) recebem este ano eventos e tradições de Páscoa, depois de dois anos de “confinamento forçado” devido à pandemia, foi hoje anunciado.

“Este ano, a Páscoa será de ‘nova retoma’ e com as principais manifestações pascais de referência no território a finalmente saírem ‘à rua’”, refere a CIM-BSE, que tem sede na Guarda, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a fonte, “a Quadragésima, as procissões, vias-sacras, as feiras de sabores e tradições, os mercados de produtos identitários voltam, assim, a ver a luz do dia, atraindo os visitantes aos centros históricos e culturais e às aldeias espalhadas por todo o território” da CIM-BSE.

“São Caminhos da Fé que podem muito bem cruzar-se com mais de seis mil quilómetros de percursos pedestres e uma vasta oferta de saúde e bem-estar, gastronómica, cultural, histórica e patrimonial”, lê-se.

A fonte refere que, este ano, a Páscoa nas Beiras e Serra da Estrela “vai passar a ser vivida ao máximo, depois de dois anos de confinamento forçado”.

Para a CIM-BSE, o ano de 2022 “marca o regressa aos grandes eventos de referência pascais por todo o país” e o “tão esperado regresso em pleno ao território”, nesta altura do ano, “já se faz sentir”.

“O compasso de espera terminou e já são muitos os eventos alusivos à Quaresma e às tradições do sagrado que acontecem pelas aldeias e centros históricos até porque, pelas Beiras e Serra da Estrela as tradições do sagrado e da religiosidade das suas gentes, estão de tal forma arreigadas que este período pascal pretende ser vivido com intensidade entre famílias e amigos”, salienta a nota.

O território da CIM-BSE recebe nesta época procissões, eventos da Quadragésima, cerimónias do lava-pés, vias-sacras, canto dos martírios, encomendação das almas, feiras de sabores e mercadinhos da Páscoa, entre outras realizações.

A par dos eventos pascais de referência, a CIM-BSE “dá uma ajuda a quem visitar o território a definir um roteiro gastronómico, cultural, natural e saudável para uma merecida pausa na Páscoa 2022”.

“Basta aceder ao [‘site’] Visite Serra da Estrela e idealizar o seu percurso de eleição, até porque, a Páscoa, este ano, convida a vir, ficar e a viver intensamente as histórias e saberes ancestrais, os sabores e os produtos característicos, com a cultura e o vasto património natural e edificado das Beiras e Serra da Estrela”, é referido.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado