7 concelhos do distrito da Guarda em risco máximo de incêndio

Os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Mêda, Pinhel, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa apresentam hoje risco máximo de incêndio.

Cerca de uma centena de concelhos de 13 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão hoje cerca de cem concelhos dos distritos de Faro, Beja, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Porto, Aveiro, Vila Real, e Bragança. No distrito da Guarda, os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Mêda, Pinhel, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa apresentam hoje risco máximo de incêndio. Em risco muito elevado de incêndio encontram-se os concelhos de Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda e Sabugal.

IPMA colocou ainda vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro até às 21 horas de sábado.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Também por causa do tempo quente, o Governo declarou na terça-feira a situação de alerta de agravamento do risco de incêndio florestal entre as 00h00 de quarta-feira e as 23h59 de domingo, para todo o território continental.

IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente limpo e um aumento temporário de nebulosidade no interior do Baixo Alentejo e Algarve, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante leste, temporariamente de noroeste durante a tarde na faixa costeira ocidental, e sendo moderado a forte nas terras altas até final da manhã e a partir do final da tarde, com rajadas até 75 quilómetros por hora no Norte e Centro.

IPMA prevê ainda pequena descida da temperatura máxima. Esta sexta-feira, o distrito mais frio, com temperaturas a variar entre os 9 e os 24 graus, é a Guarda.


Conteúdo Recomendado