Seis municípios do distrito da Guarda em risco máximo de incêndio

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no distrito da Guarda, os concelhos de Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Pinhel e Sabugal apresentam hoje risco máximo de incêndio,

Quase três dezenas de concelhos dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Odemira e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão em risco máximo os municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Celorico da Beira, Pinhel, Fornos de Algodres, Sabugal, Penamacor e Covilhã, todos do distrito da Guarda.

No distrito de Castelo Branco estão em risco máximo os concelhos de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Vila de Rei, no de Portalegre os municípios de Marvão, Gavião e Nisa e no distrito de Santarém os concelhos de Mação, Sardoal e Abrantes.

No sul, no distrito de Beja, está em risco máximo de incêndio o concelho de Odemira e no distrito de Faro os municípios de Alcoutim, Castro Marim, São Brás de Alportel, Tavira, Loulé, Silves, Monchique e Aljezur.

O IPMA colocou também em risco muito elevado de incêndio mais de meia centena de municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Viseu, Vila Real, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Beja e Faro.

Em risco elevado estão outras dezenas de municípios de norte a sul do país, com exceção do litoral norte.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, sendo o elevado o terceiro nível mais grave.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje vento moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas do centro e sul do país e uma pequena subida da temperatura máxima no interior e uma pequena descida da temperatura mínima, em especial no interior norte e centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os nove graus Celsius (Bragança, Guarda, Vila Real e Viseu) e os 17º (Faro) e as máximas entre os 22º (Aveiro e Porto) e os 32º (Évora e Faro).


Conteúdo Recomendado