Mais de 25 toneladas de óleo alimentar usado recolhidas na Beira Interior

A ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior recolheu, em 2021, em 14 municípios da Beira Interior, mais de 25 toneladas de óleos alimentares usados.

Em comunicado de imprensa enviado à agência Lusa, esta agência, que tem sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, explicou que iniciou o processo de recolha e valorização de óleos alimentares usados em 2010 e que, desde então, já foram instalados mais de 211 postos de recolha nos municípios aderentes, designadamente Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Segundo especificou, em 2021, foram recolhidas e valorizadas mais de 25 toneladas de óleos alimentares usados na região, o que representa um “acréscimo significativo” face a 2020, quando foram recolhidas 10 toneladas.

A organização também referiu que os oleões estão “equipados com um sistema de sensores que permite a monitorização das quantidades depositadas, em tempo real, o que traz grandes benefícios no processo de recolha, evitando que haja oleões completamente cheios e evitando deslocações desnecessárias durante o processo de recolha”.

Citado na nota de imprensa, o diretor-geral da ENERAREA, Carlos Santos, deixou um apelo à responsabilidade ambiental e à colaboração de todos os cidadãos da região para que o “projeto continue a dar frutos, cresça e seja um bom exemplo de comportamento ambientalmente responsável.

Destacou ainda que esta é uma “medida de preservação ambiental que retira um dos maiores contaminantes das linhas de água, pois um litro de óleo tem o poder de contaminar um milhão de litros de água.


Conteúdo Recomendado