AMCB cria Rede de Apoio Topográfico aos municípios

A Associação de Municípios da Cova da Beira desenvolveu uma Rede de Apoio Topográfico que servirá de apoio aos levantamentos topográficos e cartográficos, evitando as perdas de rigor no desenvolvimento dos mesmos.

Segundo uma nota enviada pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), “cada vez mais é necessário o conhecimento rigoroso das coordenadas geográficas de um número de pontos suficientemente grande para definir a região a representar e para colocar em mapa o que são os instrumentos de ordenamento e gestão do território”.

Assim, de acordo com os objetivos e compromissos assumidos da AMCB perante as autarquias associadas e dentro do que é o panorama cartográfico no âmbito da realização de cartografia municipal foi criada uma Rede de Apoio Topográfico.

Esta Rede, desenvolvida pela AMCB, será divulgada on-line e servirá de apoio aos levantamentos topográficos e cartográficos, evitando as perdas de rigor no desenvolvimento dos mesmos, de modo a aumentar o conhecimento e de facilitar os trabalhos de levantamento técnico do terreno.

A nota enviada pela AMCB acrescenta ainda que a partilha desta informação será feita por uma app (android), que irá partilhar informações para toda a população em geral e técnicos profissionais na área cartográfica.

Segundo a mesma nota, neste momento, a AMCB encontra-se a materializar no terreno marcas topográficas para uma melhor perceção dos pontos por parte dos técnicos. 

A informação estará também partilhada no SIGAMCB, portal regional de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) onde constam alguns dos temas topográficos e cartográficos dos municípios, disponibilizando o acesso a serviços online no domínio da informação geoespacial.

A plataforma informática permite aos utilizadores a consulta do Plano Diretor Municipal, a emissão de plantas de localização, mapas temáticos, acessos a informação em estações meteorológicas, entre outras funcionalidades.

 


Conteúdo Recomendado