Na sequência da eleição dos novos órgãos sociais da ADSI – Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento, decorrida no dia 14 de dezembro de 2021, o Instituto Politécnico da Guarda assume a Presidência do Conselho de Direção, ocupando o Município do Sabugal a Vice-Presidência, sendo os restantes membros do Conselho de Direção o Município de Trancoso, o Município de Fornos de Algodres e o Município de Celorico da Beira.
A Assembleia Geral é presidida pelo Município da Guarda, tendo como secretários o Município de Mêda e o Município de Almeida. Já o Conselho Fiscal é composto pelo Município de Pinhel, Município de Belmonte e Município de Figueira de Castelo Rodrigo.
A ADSI foi criada em 1999 com o objetivo de desenvolver as tecnologias de informação e a comunicação na Guarda e tem atuado e desenvolvido projetos mais alargados, como a criação de infraestruturas que promovam o desenvolvimento da região, o apoio às empresas na transição digital e a promoção de atividades de investigação e desenvolvimento em colaboração internacional.
“Tanto no Politécnico da Guarda como na ADSI, o lema passa por estimular o desenvolvimento científico e tecnológico, contribuindo diretamente para a promoção da região da Guarda”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.