Associação de Municípios da Cova da Beira lança 'site' sobre alterações climáticas

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) lançou um ‘site’ sobre alterações climáticas com o objetivo de contribuir para uma melhor adaptação a esta realidade nos concelhos da respetiva área de influência.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, esta associação que tem sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, e que abarca 13 concelhos da Beira Interior, sublinha que a ação se integra na estratégia desenvolvida para dar a melhor resposta possível à questão.

“É objetivo deste projeto funcionar enquanto instrumento mobilizador, contribuindo para, no contexto das alterações climáticas, reduzir significativamente o risco de danos, potenciar os benefícios e reduzir ou mitigar as consequências de fenómenos resultantes das alterações do clima”, é referido na nota.

Segundo a informação, a nova ferramenta está disponível na página da internet com o endereço www.adapt.amcb.pt e contará com ações no contexto das alterações e instrumentos dedicados aos municípios e às escolas.

“Na área dedicada aos municípios podem ser consultados vários dados sobre os consumos energéticos nas suas diversas fontes. Estes são apresentados por município nas suas vertentes ambientais, sociais e económicas, tendo impacto nos setores da energia e indústria, biodiversidade, agricultura e florestas, segurança de pessoas e bens, ordenamento do território, recursos hídricos, saúde humana e turismo”, sintetiza a associação.

A nota explica ainda que esta ferramenta contribui para a promoção do aumento da resiliência dos municípios, através da partilha de conhecimento e boas práticas, numa ótica de sensibilização para a adaptação e valorização do território.

Na área dedicada a escolas, as crianças podem aprender de forma divertida sobre os vários riscos associados às alterações climáticas e como combatê-los.

Haverá jogos e informações detalhadas com o objetivo de sensibilizar a brincar.

A Associação de Municípios da Cova da Beira foi constituída em 1981 por quatro municípios, sendo atualmente composta por 13 associados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.


Conteúdo Recomendado