Este projeto, sobre riscos associados às Alterações Climáticas, visa complementar a estratégia desenvolvida pelos municípios da área de influência da Associação de Municípios da Cova da Beira e dar a melhor resposta possível no sentido da adaptação às alterações climáticas.
Segundo a AMCB, “é objetivo deste projeto funcionar enquanto instrumento mobilizador, contribuindo para, no contexto das alterações climáticas, reduzir significativamente o risco de danos, potenciar os benefícios e reduzir ou mitigar as consequências de fenómenos resultantes das alterações do clima”.
O AMCB AdaPT dinamiza ações no contexto das alterações climáticas, numa ótica de sensibilização para a adaptação e valorização do território contribuindo assim, para a promoção do aumento da resiliência dos municípios, através da partilha de conhecimento e boas práticas.
No sentido de alcançar os objetivos propostos estão planeadas duas ações de sensibilização por município sobre os riscos associados às alterações climáticas (32 ações) para diferentes públicos-alvo – comunidade geral e a comunidade escolar (1º Ciclo e Secundário). Serão desenvolvidas 16 ações direcionadas para a população em geral e 16 ações para a comunidade escolar e respetivos materiais didáticos de suporte.
Tendo em conta a situação que se vive atualmente nas escolas e na impossibilidade de realizar as ações de forma presencial, a AMCB preparou uma plataforma especialmente direcionada para a comunidade escolar onde foram lançados um conjunto de materiais e atividade que sensibilizam para as alterações climáticas, que poderá conhecer em http://adapt.amcb.pt/.
A AMCB – Associação de Municípios da Cova da Beira foi constituída em 1981 por quatro municípios e atualmente é composta por 13 associados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.