AMCB promove ações de formação em poupança de energia

As ações de formação destinam-se a entidades públicas e IPSS’s.

No âmbito da candidatura aprovada ao Plano de Promoção e Eficiência no Consumo a Associação de Municípios da Cova da Beira enquanto entidade promotora do projeto, promove um conjunto de medidas de forma a capacitar os utilizadores e gestores de energia elétrica através do uso racional dos equipamentos de iluminação.

Esta medida permite uma redução no consumo de energia elétrica que vai para além da redução da potência instalada e pela substituição das luminárias, na medida em que permite poupar num limiar em que se trabalha com a usabilidade do espaço.

Esta formação pretende providenciar exemplos concretos de valores de poupança, melhores práticas e outras metodologias pedagógicas, nomeadamente a realização de uma auditoria energética, de forma a ajudar as entidades a perceber as potencialidades de uma gestão dos seus consumos e investimentos na troca dos atuais equipamentos, assim como tornar a aplicação de um sistema de gestão energética mais fácil e atrativa.

Após o período inicial de sensibilização, serão apurados os consumos elétricos das unidades selecionadas e a que, ao final de um período de tempo, apresentar maior poupança em energia elétrica será presenteada com um valor para investimento de até 7.500€.

Sobre a AMCB

A AMCB – Associação de Municípios da Cova da Beira foi constituída em 1981 por quatro municípios e actualmente é composta por 13 associados: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Meda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

As ações desta associação têm como móbil a defesa das necessidades dos seus associados, promovendo a articulação dos interesses coletivos através de uma dinâmica abrangente e incisiva que, nos últimos anos, tomou novos contornos mais precisos e adequados às necessidades atuais.


Conteúdo Recomendado