A semana que agora começa vai ser marcada por algum calor e trovoada dispersa que pode acontecer em qualquer região do país.

A semana que agora começa vai ser marcada por algum calor e trovoada dispersa que pode acontecer em qualquer região do país mas que deve ser mais frequente no Sul e no Centro. O calor começa na Segunda-feira mas os aguaceiros e trovoada são mais prováveis a partir da tarde de Terça-feira.

Já se sabe que com tempo de calor e trovoada é tão difícil acertar nos sítios e nos horários onde ocorrem os aguaceiros e as trovoadas como nos números da lotaria. Sabemos que anda à roda mas não sabemos onde calha a taluda.

Vou tentar dar uma ideia de onde e quando é mais provável, aceitando perfeitamente que tudo possa mudar e haver surpresas, quer por ocorrer trovoada em sítios onde não se supunha, quer por não ocorrer em zonas onde agora está prevista.

Domingo dia 9 – Já se nota a subida das temperaturas. Há muitas nuvens e pouco vento de Norte. A probabilidade de ocorrer trovoada é pequena. Se chegar a ocorrer é mais provável no extremo Norte.

Segunda-feira dia 10 – A subida das temperaturas é mais acentuada e já se nota algum calor em todas as regiões. Sol de manhã e alguns cúmulos à tarde. Vento de Leste fraco. A probabilidade de ocorrência de aguaceiros é muito pequena. Os cúmulos a ameaçar trovoada são mais prováveis no interior alentejano.

Terça-feira dia 11 – Será um dia quente. Vão formar-se muitos cúmulos com desenvolvimento vertical que são as chamadas nuvens de trovoada. A probabilidade de ocorrência de aguaceiros aumenta muito a partir da tarde. O maior risco de trovoada é no Alentejo e Algarve, podendo também chegar à zona de Lisboa e a toda a região Centro.

Quarta-feira dia 12 – Continua calor. O risco de trovoada é mais ou menos generalizado a todo o país, parecendo mais elevado no Alentejo e Algarve. Podem acontecer aguaceiros dispersos em qualquer região.

Em principio o risco de calor e trovoada vai continuar no resto da semana. Vou actualizar este artigo ao longo da semana, retirando os dias que já passaram e acrescentando os dias que faltam.

Já sabem que esta semana na maior parte do tempo não chove e há calor, mas quando chove é a sério e até pode vir com granizo à mistura.