Alexandre Gonçalves
9 Maio, 2022

Separação

O coração no coração de quem se amou com afeição.

José Pires Manso
26 Abril, 2022

OE2022: As mudanças para os jovens, as famílias, as empresas e o sector público

A proposta do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) entregue dia 13-4-2022 ao Parlamento, apresenta algumas (poucas) novidades provocadas pelas tensões geopolíticas decorrentes da invasão da Ucrânia pela Rússia e do aumento da inflação muito por via do preço dos combustíveis e de diversos bens primários. Isto face à proposta de OE22 chumbada pela AR em outubro de 2021 e que desencadeou o processo eleitoral. Mas vale sempre a pena meditar nas alterações e saber com que linhas nos cosemos.

António Edmundo
26 Abril, 2022

E depois da Licenciatura?!

Decida após essa reflexão sobre qual o mestrado ou a pós-graduação em que se vai inscrever e não deixe de seguir os sonhos.

António Edmundo
20 Abril, 2022

Adeus Globalização…

Por muitos anos perdurará um sentimento de revolta do povo ucraniano que não perdoará facilmente o invasor, atentas as atrocidades, os horrores e as perdas humanas; e uma escalada de guerra não está afastada de todo.

Sadhguru (Conscious Planet)
19 Abril, 2022

As questões ecológicas devem tornar-se questões eleitorais

A desertificação do nosso solo está a acontecer a um ritmo tão rápido porque cada vez que algo é cultivado o conteúdo orgânico é levado pelas colheitas, mas nada é reposto no solo.

Alexandre Gonçalves
18 Abril, 2022

“Guarda 2027”, resultado esperado!

A “Guarda 2027” esteve longe de ser um projecto de âmbito regional e o propósito de desenvolver o nosso território não passou de uma miragem.

Giro HC
13 Abril, 2022

Alimentação na prevenção da Diabetes mellitus tipo 2

Ouvimos regularmente falar em alimentação e Diabetes, mas será que compreendemos, de facto, esta relação?

Alexandre Gonçalves
28 Março, 2022

Cultura Digital

Embora a televisão chegue a um maior número de cidadãos do que a Internet e, logicamente, possa ser considerada como um meio mais democrático de acesso, a verdade é que não permite grande interactividade com o público.

António Edmundo
7 Março, 2022

Ucrânia: Uma guerra a leste e a pergunta que os russos não podem fazer

Na relação económica com Portugal, representa muito pouco e tem vindo a cair, sendo que neste momento importamos mais da Rússia do que exportamos. Importamos sobretudo combustíveis e lubrificantes e exportamos produtos alimentares e bebidas.

Alexandre Gonçalves
21 Fevereiro, 2022

Contradição

Ser inquieto na quietude. As desculpas para os erros sem desculpa. O ilusionista que vira as costas à magia. O paradoxo do contraditório. As emoções de um olhar pálido. A lucidez de um demente. O som retumbante do silêncio. Lembrar o esquecimento. A perfeição que existe na imperfeição. A voz estrondosa do pensamento. A excelência […]

José Pires Manso
16 Fevereiro, 2022

Os preços das casas nos municípios em alta. Uns mais outros menos. E nos concelhos da Beira Interior?

Os preços medianos (Me) mais baixos para comprar casa situam-se, sobretudo, no interior do país, com três concelhos a pertencerem ao distrito da Guarda (C), outros três ao de Bragança (N), um ao de Castelo Branco (C) e ainda um município em Viseu (C) e outro em Vila Real (N).

Alexandre Gonçalves
7 Fevereiro, 2022

Oficinas de Escrita

A arte não dispensa as etapas de planificação, realização e avaliação do trabalho, assim como as estratégias de captação de recursos, tomada de decisões difíceis, acções de comunicação, prestação de contas e análise do impacto social.

António Edmundo
25 Janeiro, 2022

Demografia a 25 anos

Uma boa parte dos nossos impostos deverão ser encaminhados para estas duas políticas, pois parecem-me ser as mais importantes para a reversão do prolema que antes era do interior e é agora nacional.

Alexandre Gonçalves
24 Janeiro, 2022

Ilusionistas Crónicos II

A alarmante conglobação de riqueza em meia dúzia de Países não foi certamente uma simples e incauta consequência da aplicação de políticas económicas, financeiras e sociais equivocadas.

António Edmundo
20 Janeiro, 2022

Quantos votos são necessários para se formar Governo?

O método de Hondt favorece os partidos mais votados e prejudica os menos votados, pois nos pequenos círculos perdem-se os votos nos pequenos partidos sem que elejam representantes.

Alexandre Gonçalves
11 Janeiro, 2022

Ilusionistas Crónicos I

Toda a gente já ouviu falar nas teorias da conspiração associando-as à presença de movimentos clandestinos que eventualmente acabam por provocar avultados prejuízos e volumosas “demolições” às populações.

António Edmundo
30 Dezembro, 2021

Devolução Municipal de IRS

No nosso distrito há já vários municípios a devolverem a totalidade (desta participação variável de IRS de 5%) como Aguiar da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas, Sabugal e Trancoso.

Alexandre Gonçalves
20 Dezembro, 2021

Preencher De Luz Os Nossos Lugares Ausentes – V

A autenticidade da infância em situação de perigo e vulnerabilidade ainda permanece à escala mundial, um repto que tem de ser devidamente enfrentado e amputado pela sociedade contemporânea.

António Edmundo
14 Dezembro, 2021

As contas dos municípios em 2020

As despesas locais correspondem apenas a 13,5% do total das despesas públicas, valores comparativamente baixos relativamente à média europeia de 24,7%.

António Edmundo
3 Dezembro, 2021

15 mil votos: Um Deputado

As regras do método de Hondt, não obstante sejam o nosso método acolhido constitucionalmente para a conversão de votos em mandatos, deixam de lado os votos dos pequenos partidos.

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.