Membros da Comunidade

Alexandre Gonçalves
16:27

Pinturas Que Não Sei Apagar III

As últimas décadas do século XX, época de veementes e profundas fracturas e de possantes e vigorosos “apressuramentos” da experiência do tempo sentido e vivido, contemplaram o aparecimento da “indispensabilidade” da memória. Algumas das memórias do século XX desaguaram em experiências e em vivências traumáticas oriundas de guerras, massacres, carnificinas e genocídios. Será que não […]

Bruno Costa
22 Março, 2017

Água – Ontem, Hoje e Amanhã

Neste dia mundial da água, 22 de março de 2017, optei por me debruçar sobre a evolução do abastecimento de água e saneamento águas residuais em Portugal, usando a reflexão cronológica: “ontem”, “hoje” e “amanhã”.

Alexandre Gonçalves
20 Março, 2017

Pinturas Que Não Sei Apagar II

A guerra envolvia elevadas doses de sofrimento humano e delatava os equívocos políticos e as mentiras confeccionadas pelos senhores da guerra que de modo totalmente injustificado a prolongavam.

Vitor Baia
20 Março, 2017

Frio e neve na Primavera

Esta semana o tempo vai mudar radicalmente, por incrível que pareça, acaba o Inverno com sol e vamos ter frio e neve na Primavera.

Vitor Baia
14 Março, 2017

Subida gradual das temperaturas

A previsão geral do tempo aponta para uma subida gradual das temperaturas até chegarmos a tempo relativamente quente no fim de semana.

Alexandre Gonçalves
13 Março, 2017

Pinturas Que Não Sei Apagar I

A memória pode ser degustada como um mecanismo de representação que possibilita conceber uma imagem do passado que corresponde a determinadas telas de significação contemporâneas.

Vitor Baia
13 Março, 2017

Regressa o frio com vento e alguns aguaceiros

A partir de Domingo regressa o frio acompanhado por bastante vento de Norte.

Alexandre Gonçalves
6 Março, 2017

Tão Modesta Quanto Eu II

“A ausência de competitividade entre os dois mercados de arrendamento tende a ser reforçada por algumas configurações…”

Bruno Costa
6 Março, 2017

Descargas (i)legais no Rio Tejo? Segunda-feira e outros dias.

4.000. Este era o número mágico de assinaturas necessárias para que a petição do movimento cívico proTEJO, contra a poluição do rio Tejo e seus afluentes, pudesse ser enviada ao Parlamento para uma necessária e urgente discussão.

Vitor Baia
6 Março, 2017

Semana com temperaturas altas

Ao longo da semana as temperaturas vão continuar a subir até chegarem a valores próprios do Verão. O Sol aparece em força na Terça-feira acompanhado de uma acentuada subida da temperatura.

Alexandre Gonçalves
27 Fevereiro, 2017

Tão Modesta Quanto Eu I

“O conceito de “mercado social de arrendamento” tem vindo, ao longo dos tempos, a ser utilizado e aproveitado na designação, na significação e na superfície de diligências e de actividades habitacionais”.

Vitor Baia
21 Fevereiro, 2017

Semana com tempo de Primavera no Inverno

Muito sol e temperaturas agradáveis a subir gradualmente fazem com que esta semana apareça tempo de Primavera no Inverno. Claro que ainda não vem para ficar, mas serão vários dias a fazer as delicias de quem gosta de tempo soalheiro.

Bruno Costa
20 Fevereiro, 2017

Cápsula de Café, a Inimiga Ambiental

Bebe café de cápsulas? Então este artigo é para si.

Alexandre Gonçalves
20 Fevereiro, 2017

Ilha De Náufragos III

Os crimes sexuais, principalmente os perpetrados contra menores, são do mais macabro e triste que existe na nossa sociedade.

Alexandre Gonçalves
13 Fevereiro, 2017

Ilha De Náufragos II

A castração química, na sua configuração punitiva, estabelecida coercitivamente pelo Estado, acaba por ser compreensível e até constitucional, não alterando ou afectando os alicerces “elementares” decretados pela Constituição Portuguesa.

Vitor Baia
8 Fevereiro, 2017

Neve na Sexta-feira, chuva no fim de semana

A previsão geral do tempo indica que depois de um lindo dia de Sol na Quarta-feira o cenário começa a mudar na Quinta-feira ao fim da tarde. Sexta-feira é um dia frio com alguma precipitação que será em forma de neve acima dos 700 a 900 metros.

Vitor Baia
6 Fevereiro, 2017

Parece que é desta que vem a neve

Depois de alguns dias tranquilos com sol e aguaceiros fracos, parece que é desta que vem a neve a sério em cotas relativamente baixas. Ainda vão dar muitas voltas as previsões mas tudo indica que a partir de Quinta-feira a neve vai aparecer em força nas montanhas e muito provavelmente em lugares que raramente a vêem.

Bruno Costa
6 Fevereiro, 2017

O Talão Amigo do Ambiente

Já ninguém tem dúvidas que vivemos numa época de mudanças diárias e onde a evolução tecnológica é absolutamente galopante. Mas será essa evolução acompanhada por todas as grandes empresas? A resposta é simples. Não.

Alexandre Gonçalves
6 Fevereiro, 2017

Ilha De Náufragos I

Será que devemos ter medo das palavras? Será que devemos ser sempre politicamente correctos?

Vitor Baia
2 Fevereiro, 2017

Muita chuva e muito vento na sexta-feira

O mau tempo ainda está para vir com muita chuva e muito vento na sexta-feira nas regiões do Norte e Centro.

Acompanhe toda a atualidade da Região! Subscreva a nossa newsletter.