Bombeiros do distrito da Guarda recolheram mais de 79 toneladas de equipamentos elétricos em 2022

No distrito a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, que recolheu 19 toneladas, volta a alcançar o Prémio Regional Interior (Castelo Branco, Guarda e Portalegre).

As 9 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito da Guarda, que aderiram à campanha Quartel Electrão, recolheram, em 2022, mais de 79 toneladas de aparelhos em fim de vida enviados para reciclagem, informou hoje, dia 23 de fevereiro, o Electrão.


Em comunicado, o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos refere que na sétima edição do “Quartel Electrão”, que decorreu entre janeiro a novembro de 2022, os bombeiros do distrito da Guarda receberam 810 quilos de pilhas, 1.095 quilos de lâmpadas e mais de 77 toneladas de equipamentos elétricos usados.


No distrito a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca das Naves, que recolheu 19 toneladas, volta a alcançar o Prémio Regional Interior (Castelo Branco, Guarda e Portalegre).


Na recolha de lâmpadas e pilhas, a corporação de bombeiros de Aguiar da Beira foi a que mais se destacou, com 730kg e 565kg, respetivamente, seguindo-se os Bombeiros Voluntários de São Romão (200 e 160 kg), a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Famalicão da Serra (105 e 45kg), a AHBV de Vila Nova de Tazem (40 e 10 kg).


Quanto aos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), o destaque vai para a AHBV de Vila Franca das Naves (18 700kg), AHBV de Vila Nova de Tazem (10 270 kg), Aguiar da Beira (9 865 kg) e Famalicão da Serra (9 730 kg).


Abaixo das nove toneladas de REEE recolhidas, encontram-se a AHBV de Figueira de Castelo Rodrigo (5 460 kg), Fornos de Algodres (4 420 kg), Gouveia (3 740 kg), Pinhel (8 750 kg) e São Romão (6 240 kg).


No total, com mais toneladas recolhidas, destaque para a AHBV de Vila Franca das Naves com 18 700kg, Aguiar da Beira (11 160 kg), Vila Nova de Tazem (10 320 kg), Famalicão da Serra (9 880 kg), Pinhel (8 760 kg), AHBV de São Romão (6 600 kg), Figueira de Castelo Rodrigo (5 460 kg), Fornos de Algodres (4 420 kg) e Gouveia (3 760 kg).


Por cada tonelada recolhida, as associações recebem uma compensação financeira de 75 euros e em 2022 foi ainda criado um incentivo financeiro para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.


Desta forma, as corporações do distrito da Guarda irão receber mais de 5 mil euros em prémios, dividindo-se de acordo com as toneladas recolhidas, “por este envolvimento no esforço da reciclagem”.


No entanto, para além desta compensação, o Electrão vai ainda entregar outros prémios, sendo o principal um carro novo de combate a incêndios, que foi conquistado pela AHBV de Amarante, no distrito do Porto, devido ao facto de esta ter sido a que recolheu a maior quantidade de equipamentos a nível nacional (mais de 128 toneladas).


O segundo prémio, no valor de 5 mil euros, convertível em equipamentos de proteção individual, é atribuído à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, que reuniu 75 toneladas de equipamentos elétricos usados. Esta associação acumula, ainda, mais 5.630 euros, tendo em conta cada tonelada recolhida.


Há ainda prémios regionais, prémios para as associações que recolhem mais pilhas e lâmpadas e um prémio para o novo quartel aderente que mais se destaca nas recolhas.


O Prémio Regional Centro (Aveiro, Coimbra e Viseu) é atribuído este ano à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, que reuniu 46 toneladas, os bombeiros de Vila Franca das Naves, que recolheu 19 toneladas, volta a alcançar o Prémio Regional Interior (Castelo Branco, Guarda e Portalegre), enquanto o Prémio Regional Lisboa e Vale do Tejo (Évora, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal) vai para os bombeiros Voluntários de Agualva Cacém, que deu um contributo de 74 toneladas para a campanha e o Prémio Regional Norte (Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real) é entregue aos bombeiros de Penafiel, que assegurou a recolha de 50 toneladas.


O Prémio Regional Sul (Beja e Faro) volta a ser atribuído à Associação Humanitária de Bombeiros de Vila Real de Santo António, que garantiu 60 toneladas para a campanha do “Quartel Electrão”, o Prémio Regional Ilhas (Açores e Madeira) cabe, mais uma vez, aos bombeiros da Madalena, no Pico, Açores, que reuniu 25 toneladas de equipamentos, e o Prémio Novo Aderente, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações, é atribuído aos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.


No total, a nível nacional, os bombeiros das 179 associações humanitárias que participaram ativamente no Quartel Electrão recolheram, o ano passado, cerca de 2.300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.


Nesta sétima edição do Quartel Electrão, que decorreu de janeiro a novembro de 2022 e que teve como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses, foram reunidas, mais concretamente, 8 toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2.247 toneladas de equipamentos elétricos usados.


Este ano o Electrão atribui às associações o maior valor de sempre em prémios e contrapartidas financeiras pelas quantidades recolhidas: 260 mil euros.


Conteúdo Recomendado