Bombeiros da Guarda recolheram mais de 31 toneladas de equipamentos elétricos usados

A nível nacional, entre janeiro e agosto de 2022, os bombeiros já recolheram mais de 1.434 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.

Nos primeiros oito meses de 2022, as 9 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito da Guarda, que aderiram à campanha “Quartel Electrão, já recolheram mais de 31 toneladas de equipamentos elétricos usados.


O envolvimento dos bombeiros voluntários da região permitiu reunir, entre janeiro e agosto, 30.965 quilos de equipamentos elétricos usados, 665 quilos de pilhas e 270 quilos de lâmpadas.


A sétima edição do “Quartel Electrão” arrancou em janeiro e irá prolongar-se até novembro, estando envolvidas 191 associações de todo o país


Entre as associações aderente encontram-se os bombeiros de Aguiar da Beira, Famalicão da Serra, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Pinhel, São Romão (Seia), Vila Franca das Naves e Vila Nova de Tazem.


Esta iniciativa, promovida pelo Electrão, tem a Liga dos Bombeiros Portugueses como parceira, e é “uma forma de apoiar a missão dos bombeiros, empenhados na proteção das populações e da biodiversidade”.


A Eletrão refere em comunicado que “os bombeiros dão também o seu contributo para que eletrodomésticos e outros equipamentos usados não poluam o ambiente combatendo assim, em várias frentes, o aquecimento global”.


Esta iniciativa conta ainda com a atribuição de prémios para as associações que mais equipamentos usados recolherem a nível nacional.


O primeiro prémio é um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros e o segundo prémio corresponde a 5.000 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. As associações recebem também 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.


A campanha distribui prémios por seis regiões – Norte, Centro, Interior, Lisboa e Vale do Tejo, Sul e Ilhas – que correspondem às áreas de recolha dos equipamentos.


Há ainda um Prémio Novos Aderentes, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.


A associação que se destacar na recolha de pilhas será recompensada com um prémio de 1500 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. Um prémio do mesmo valor será também atribuído à associação que reunir mais lâmpadas.


Em termos globais, a nível nacional, entre janeiro e agosto de 2022, os bombeiros já recolheram mais de 1.434 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.


Na edição anterior, que decorreu entre janeiro e novembro de 2021, as 165 associações humanitárias dos bombeiros portugueses recolheram 2.410 toneladas destes equipamentos usados. O primeiro prémio foi para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, que recolheu 161 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos elétricos usados.


“A comunidade tem respondido exemplarmente ao repto lançado pelas associações humanitárias. Ao entregar pilhas, lâmpadas e outros equipamentos eléctricos nos quartéis aderentes a população mostra o seu apoio aos bombeiros contribuindo ao mesmo tempo para o desígnio nacional da reciclagem, que é uma causa ambiental e de saúde pública”, sublinha o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.


Esta campanha do Electrão tem como objetivo “envolver as associações humanitárias na causa da reciclagem de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados. Globalmente, desde 2011, esta iniciativa já permitiu a recolha de dez mil toneladas de pilhas e equipamentos elétricos usados”.


Conteúdo Recomendado