AMCB avança com a revisão dos Planos Municipais de Emergência e Proteção Civil

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) anunciou que vários municípios da Beira Interior estão a realizar a revisão dos Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil.

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) em conjunto com os Municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Fundão, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Seia encontra-se a realizar a revisão dos Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil (PMEPC).

Esta Revisão surge para dar cumprimento à Diretiva relativa aos critérios e normas técnicas para a elaboração e operacionalização do plano municipal de emergência de proteção civil da Comissão Nacional de Proteção Civil, refere nota informativa da AMCB.

O projeto, coordenado pela AMCB, envolve vários municípios e visa aumentar a performance intermunicipal, descentralizando, fortalecendo a eficiência, a gestão e a transparência, gerando um conjunto significativo de vantagens na decisão, implementação, controlo e avaliação de políticas públicas, bem como, na uniformização de regras e homogeneização da cartografia, acrescenta a mesma fonte.

A agregação dos municípios permite a realização de um estudo sobre os impactes transversais aos diferentes setores socioeconómicos e sistemas biofísicos, possibilitando precaver e mitigar as situações de acidente grave ou catástrofe ao nível municipal e intermunicipal, explica a AMCB.

Segundo os promotores, entre os objetivos está também o aumento de proteção à população, facilitar a avaliação da recorrência, exposição e dano potencial, com base nos resultados da produção da cartografia de risco, e adaptar as opções de ocupação e gestão do território e ainda auxiliar na resposta por parte das autoridades locais competentes.

A AMCB tem sede em Belmonte e atualmente é presidida pelo presidente da Câmara daquele concelho, António Dias Rocha. Esta associação abrange os municípios de Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso, no distrito da Guarda, e as autarquias de Belmonte, Fundão e Penamacor, no distrito de Castelo Branco.


Conteúdo Recomendado