Hora do Planeta assinalada em nove municípios da região

Pelo nono ano a Hora do Planeta vai ser celebrado nos seis continentes em vinte e quatro fusos horários do globo para juntar as pessoas contra as alterações climáticas. A iniciativa terá lugar hoje, dia 28 de março, entre as 20h30 e as 21h30.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que começou em 2007 em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

Um ano depois a Hora do Planeta tornou-­se um movimento de sustentabilidade global com mais de 50 milhões de pessoas em 135 países a mostrarem o seu apoio a esta causa ao desligarem simbolicamente as suas luzes.

Nos últimos oito anos, a Hora do Planeta tem crescido e é hoje reconhecida como a maior campanha ambiental do mundo mobilizando milhares de milhões de pessoas em mais de 7.000 cidades e vilas em 163 países e territórios.

Na região, os Municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel, Trancoso, Gouveia, Seia, Guarda, Fundão, Celorico da Beira e Manteigas aderem a esta iniciativa apagando as luzes de edifícios municipais durante uma hora, das 20h30 às 21h30.

O Município de Figueira de Castelo Rodrigo irá desligar a iluminação de todos os edifícios públicos.

Em Pinhel, o Município aceitou o desafio e volta a assumir o compromisso de desligar as luzes do edifício dos Paços do Concelho e Largo Ministro Duarte Pacheco, bem como as luzes que iluminam as Torres do Castelo, a Avenida Carneiro de Gusmão, a Avenida Frederico Ulrich, a Rua da Liberdade, o Largo José Dias Coelho e a Rua da República.

O Castelo, Muralhas, Portas D’EL Rei, Campo da Feira, Largo da Avenida e Parque Municipal de Trancoso também irão estar às escuras durante uma hora, em nome do ambiente.

O Município de Gouveia vai uma vez mais associar-se à iniciativa ao desligar as luzes da Igreja de São Pedro e dos Paços do Concelho.
A Município de Seia aderiu, pela primeira vez, à Hora do Planeta em 2011 e, desde então, todos os anos se tem associado à iniciativa, enquanto gesto simbólico representativo da consciencialização de um problema que é de todos: as alterações climáticas. No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta e do conceito “Para além da Hora e Eu faço se tu Fizeres”, o município comprometeu-se, enquanto medida a operacionalizar este ano, a alterar a iluminação de alto consumo por tecnologia LED no edifício do Mercado Municipal de Seia. Neste âmbito e a par desta medida, a autarquia tem desenvolvido, ao longo dos tempos, um conjunto de boas práticas em matéria ambiental, de que constituem exemplos claros deste compromisso o programa Eco2SEIA: Low Carbon City (de resultaram as campanhas produto eco2SEIA, IPSS Baixo Carbono, campanha A+++), a operacionalização do Plano Municipal de Eficiência Energética e, mais recentemente, a adesão ao ClimAdapt, que tem como principal objetivo desenvolver Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) para os 26 municípios aderentes.

O Município da Guarda irá desligar as luzes do edifício dos Paços do Concelho. Já o Fundão deixará às escuras a Praça do Município. Por sua vez, o Município de Manteigas e o Município de Celorico da Beira apelam aos munícipes para que adiram a esta ação.


Conteúdo Recomendado