“É cada vez mais certo que o Hotel Turismo da Guarda não vai abrir as suas portas em 2025” diz Sérgio Costa

Foto Conferencia Hotel Turismo (003)

O presidente afiança que a autarquia “quer ajudar a resolver e a ser parte da solução”.

O presidente do município da Guarda, Sérgio Costa, marcou para esta manhã uma conferência de imprensa para falar sobre o Hotel Turismo da Guarda.


O edil recordou a história e realçou que o Hotel Turismo encerrou em 20210 e passado um ano foi adquirido pelo Turismo de Portugal à Câmara Municipal da Guarda. “São já 14 anos de portas fechadas de um ex-líbris nacional e concelhio, que muita falta faz ao Turismo do nosso concelho e do nosso país” reclama.


Recorde-se que o edifício do Hotel Turismo da Guarda foi vendido pela Câmara Municipal, então liderada pelo autarca socialista Joaquim Valente, ao Turismo de Portugal, por 3,5 milhões de euros, para ser recuperado e transformado em hotel de charme, com escola de hotelaria, mas o projeto não saiu do papel e o imóvel está de portas fechadas e a degradar-se. “Depois de tantos Governos e de tantos Deputados eleitos, o Hotel Turismo continua fechado” constata o autarca.


“Há um ano atrás, 20 de janeiro de 2023, foi assinado um Memorando de Entendimento entre o Turismo de Portugal e a Enatur nos Paços do Concelho” relembra. Entretanto o município recebeu uma memória descritiva e justificativa do projeto na semana passada conforme noticiado pelo Beira.pt. De acordo com a memória descritiva e justificativa do projeto, a intervenção pretende transformar a unidade hoteleira numa pousada de 4 estrelas, com 77 quartos, e “a sua integração na rede de Pousadas de Portugal, cumprindo um padrão de elevada qualidade e de excelência”.


Sérgio Costa considera que “é cada vez mais certo que o Hotel Turismo da Guarda não vai abrir as suas portas em 2025” acrescentando ainda que “passado todo este tempo e com a desilusão profunda, da apresentação de uma simples e mera memória descritiva, começamos a não acreditar em todo este processo”.


Por fim, o presidente afiança que a autarquia “quer ajudar a resolver e a ser parte da solução” e nesse sentido respondeu de forma célere (em oito dias) à apresentação da memória descritiva, “apesar de todos os processos burocráticos e legais que um processo como este acarreta”.


Sérgio Costa terminou a conferência de imprensa defendendo que o projeto do Hotel Turismo seja uma realidade, com o consequente início das obras e abertura ao público.


Conteúdo Recomendado