Beiras e Serra da Estrela planta 1.600 árvores autóctones no distrito da Guarda

Verde Puro

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) deu início esta sexta-feira à plantação de 1.600 árvores autóctones em oito concelhos do distrito da Guarda.

A ação de reflorestação decorreu esta manhã em simultâneo nos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas e Trancoso. A iniciativa termina no dia 22 no concelho de Celorico da Beira.

“É um gesto solidário que visa tornar a região mais verde e pura. Com esta ação contribuímos para a reflorestação do nosso território para de alguma forma atenuar o flagelo dos incêndios e também para promover a região através da floresta”, disse à agência Lusa, esta manhã, durante a ação de plantação que decorreu na Guarda, António Miraldes, secretário executivo da CIMBSE.

A iniciativa resulta de uma campanha promovida pela CIMBSE durante a edição de 2023 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), denominada “Verde Puro”.

António Miraldes explicou que a campanha “tinha como objetivo sensibilizar os visitantes do stand da CIMBSE para a questão da floresta e convidá-los a serem padrinhos na plantação de uma árvore no território”.

A ideia, realça o dirigente da CIMBSE, era ao mesmo tempo dar a conhecer o território e incentivar os visitantes a visitar a região para plantar as árvores, mas também para depois ir acompanhando o seu crescimento. Inscreveram-se como padrinhos e madrinhas 1.600 pessoas.

António Miraldes reconhece que nem todas virão ao território, mas destaca que há cerca de uma centena de pessoas inscritas para participar na plantação.

Para concretizar a campanha de reflorestação, a CIMBSE distribuiu 250 a 300 árvores por cada um dos oito municípios envolvidos na iniciativa.

A ação prevê a plantação de árvores autóctones como o carvalho negral, carvalho alvarinho, azinheira, azereiro, entre outras espécies.

A atividade na Guarda, que decorreu na zona envolvente à Torre de Menagem, contou com a participação de 130 alunos do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.

Cristiana, Carolina e Diana, alunas do 5.º ano na Escola de Santa Clara, plantaram um azereiro. Apesar de não reconhecerem a espécie, estavam satisfeitas por participar na iniciativa e prometeram regressar para “cuidar” e acompanhar o crescimento da árvore.

Envolver os mais novos “para a necessidade de preservar a floresta” foi também um dos objetivos da CIMBSE na concretização da iniciativa, salientou António Miraldes.

A campanha “Verde Puro” deverá repetir-se na edição deste ano da BTL, que se realiza de 28 de fevereiro a 03 de março, em Lisboa. “Queremos dar continuidade ao projeto para dar a conhecer o território também através da floresta. Pode ser também uma forma de atrair mais pessoas à região”, sustenta o dirigente.

A CIMBSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado