Semana Europeia de Cicloturismo dá a conhecer Aldeias Históricas de Portugal

O território das Aldeias Históricas de Portugal foi o eleito para a edição deste ano da Semana Europeia de Cicloturismo. A Aldeia Histórica de Belmonte será o ponto de partida e chegada de sete dias de atividades, para famílias e aventureiros.

A escolha da Aldeia Histórica de Belmonte como ponto de partida e chegada das atividades prende-se com a sua centralidade relativamente ao território das Aldeias Históricas, estando posicionada a uma distância equilibrada em relação às restantes 11 aldeias.

Com uma oferta ímpar em percursos de bicicleta e BTT, definidos e estruturados pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal – como a Grande Rota 22 (GR22), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, um percurso circular com cerca de 600 quilómetros –, o território das Aldeias Históricas de Portugal não poderia ser mais atrativo para amantes de ciclismo. Por isso mesmo, este ano o território das Aldeias Históricas de Portugal foi escolhido para receber a XV Semana Europeia de Cicloturismo, um dos mais importantes certames da modalidade.

Com organização da Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com o Município de Belmonte, a União Europeia de Cicloturismo e as Aldeias Históricas de Portugal e apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, o programa da XV Semana Europeia de Cicloturismo, que teve início no passado dia 29 junho e decorre até ao próximo dia 6 julho, é composto por dias de atividades, com diversos tipos de percursos e níveis de dificuldade.

Assim, todos os dias existem três percursos marcados (curto, médio e longo, durante seis dias), com início e final na Aldeia Histórica de Belmonte. O programa inclui também dez percursos em linha até às Aldeias Históricas mais distantes, dois desafios de grande dificuldade, com montanha e longas distâncias, e um percurso GPC – Grande Percurso de Cicloturismo das Aldeias Históricas (GR22).

Tratando-se de um evento adequado tanto a famílias como a aventureiros, estão previstas atividades para jovens cicloturistas, várias atividades para acompanhantes que não pedalem, visitas aos museus locais da Aldeia Histórica de Belmonte, passeios pedestres e visitas em autocarro até às Aldeias Históricas mais distantes. Com o objetivo de oferecer aos participantes uma experiência única e autêntica nas Aldeias Históricas de Portugal, serão promovidas atividades junto da comunidade local, todas as noites.

Pode consultar a programação completa aqui.

 


Conteúdo Recomendado