Dois concelhos do distrito da Guarda em risco muito elevado de incêndio

No distrito da Guarda, os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal apresentam hoje risco muito elevado de incêndio.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou quase 40 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

No distrito de Castelo Branco, os concelhos de Castelo Branco, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão apresentam hoje risco muito elevado de incêndio. No distrito da Guarda, os concelhos de Figueira de Castelo Rodrigo e Sabugal também apresentam risco muito elevado de incêndio.

Em risco máximo estão os concelhos de Monchique, Castro Marim (Faro), Abrantes (Santarém) e Gavião (Portalegre).

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos para este risco são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira, em particular no Minho.

Estão também previstos períodos de chuva fraca ou chuvisco no Minho, que poderão ocorrer igualmente no litoral a norte do Cabo Mondego até meio da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo do quadrante leste na costa sul do Algarve até meio da tarde, rodando para quadrante oeste a partir da tarde, e tornando-se moderado a forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

O IPMA aguarda ainda para hoje no continente neblina ou nevoeiro matinal no litoral a norte do Cabo Raso, pequena subida da temperatura mínima e pequena descida da máxima nas regiões Norte e Centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 11 graus Celsius (em Bragança) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 34 (em Évora). Na cidade da Guarda, as temperaturas variam entre os 13 graus de mínima e os 25 graus de máxima, com previsão de céu nublado por nuvens altas.


Conteúdo Recomendado