Aguiar da Beira, Fornos de Algodres e Trancoso em risco "máximo" de incêndio

Vinte e três concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Porto e Guarda apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto colocou em risco ‘Máximo’ de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Oleiros, Sertã (Castelo Branco), Castanheira de Pera, Pedrógão Grande e Figueiró dos Vinhos (Leiria), Pampilhosa da Serra, Arganil, Góis e Miranda do Corvo (Coimbra), Aguiar da Beira, Fornos de Algodres e Trancoso (Guarda), Lamego, Tarouca e Moimenta da Beira (Viseu), Arouca e Castelo de Paiva (Aveiro), Maia e Baião (Porto).

Em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio estão vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, o instituto prevê para hoje no continente céu limpo, vento fraco a moderado do quadrante leste, soprando moderado de nordeste nas terras altas até ao meio da manhã e temporariamente de noroeste no litoral oeste durante a tarde e pequena subida de temperatura, em especial da mínima e nas regiões do litoral.

Na Madeira prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo, vento fraco a moderado do quadrante norte e pequena subida da temperatura máxima.

Para os Açores, prevê-se céu geralmente muito nublado, possibilidade de trovoadas, períodos de chuva, passando a aguaceiros, neblinas e vento sudoeste moderado a bonançoso.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 22 e 37 graus Celsius, no Porto entre 20 e 32, em Vila Real entre 15 e 31, em Viseu entre 17 e 31, na Guarda entre 14 e 29, em Bragança entre 11 e 30, em Coimbra entre 18 e 36, em Castelo Branco entre 20 e 34, em Portalegre entre 23 e 36, em Santarém entre 19 e 40, em Évora entre 20 e 38, em Beja entre 20 e 39, em Faro entre 21 e 33, no Funchal entre 20 e 28, em Ponta Delgada entre 22 e 26, na Horta entre 22 e 25 e em Santa Cruz das Flores entre 20 e 24.


Conteúdo Recomendado