45ª Feira do Queijo Serra da Estrela decorre no próximo fim de semana em Fornos de Algodres

Queijo Fornosdealgodres

O certame, organizado pelo Município de Fornos de Algodres, irá decorrer entre os dias 22 e 24 de março. A iniciativa é apadrinhada pelo Chef Chakal.

A autarquia informa que “a edição da Feira do Queijo Serra da Estrela 2024, à semelhança do ano passado, realizar-se-á no Pavilhão Gimnodesportivo de Fornos de Algodres e área envolvente, uma vez que o Mercado Municipal se encontra em obras de remodelação”.

A 45ª edição vai ser apadrinhada pelo Chef Chakall, onde haverá ainda muita animação com Jorge Guerreiro, Irmãos Coregam, Diatónicos e a música tradicional da primeira edição do FolkINATEL (Festival de Folclore da Fundação Inatel).

O certame tem-se afirmado cada vez mais como uma imagem de marca do concelho e da região e tem vindo a dar especial enfoque à promoção e realce do queijo Serra da Estrela, categorizado como sétima maravilha gastronómica nacional, à nossa genuína identidade e autenticidade, aos nossos pastores, queijarias tradicionais e produtores DOP.

Estarão igualmente presentes os produtos endógenos locais, como o nosso azeite, os enchidos, o mel, o vinho Dão, produtos com urtiga e doces regionais. Destaque ainda para o Cão Serra da Estrela e para o elemento diferenciador, a ovelha Bordaleira.

Serão também dinamizadas visitas guiadas a queijarias artesanais, permitindo assim divulgar este território rural, fazendo com que os participantes possam desfrutar de uma experiência sensorial in loco da arte de conceção do melhor queijo do Mundo.

O certame que conta ainda com um vasto programa musical, etnográfico e gastronómico insere-se na estratégia do Município de Fornos de Algodres para fomentar e valorizar os produtos endógenos, os recursos naturais, a cultura e as tradições locais.

Prog 45feira Queijo Fa

Conteúdo Recomendado