Alunos da Beira Interior recolhem mais de 3 mil litros de Óleo Alimentar Usado

Chegou ao fim a 1º edição da Escola PRIO TOP LEVEL, iniciativa ambiental que em quatro meses conseguiu mobilizar 23 escolas e perto de 6 mil alunos da Beira Interior para a recolha de Óleos Alimentares Usados na região.

No final da iniciativa foram recolhidos em 10 municípios da região da Cova da Beira (Figueira Castelo Rodrigo, Pinhel, Almeida, Guarda, Manteigas, Belmonte, Fundão, Seia, Gouveia e Covilhã) 3.273 litros de óleo alimentar usado, representando uma média de 0,64 litros recolhidos por aluno.

Esta iniciativa coorganizada pela PRIO BIO e Hardlevel, em parceria com as Agências de Energia e Ambiente – RNAE e ENERAREA, teve como objetivo sensibilizar a comunidade escolar da Beira Interior para a importância da recolha de OAU’s e como estes podem ser transformados em biodiesel, um biocombustível amigo do ambiente.

Durante quatro meses o desafio foi lançado junto da comunidade escolar – cada escola recebeu um oleão simples PRIO TOP LEVEL para a recolha de OAU, cada aluno recebeu um kit didático composto por: jogo de cartas didáticas, para que possam jogar em família e ao mesmo tempo aprender qual a importância de reciclar o OAU, e um funil que tornou mais fácil o ato de reciclar.

A Escola Básica do Bairro da Luz, na Guarda, foi a grande vencedora da 1ª edição da Escola PRIO Top Level. Em média cada aluno daquela escola recolheu 6,25 lt de OAU’s. Muito perto ficaram os alunos da EB1 das Atalaias, no Fundão, que conseguiram recolher em média 5,49 lt de OAU. A completar o pódio ficou a Escola Evaristo, em Seia, tendo cada aluno juntado 2,44 lt.

Os prémios foram entregues esta semana, na Guarda, na escola vencedora que recebeu um sortido de materiais lúdicos e educativos para a sua nova biblioteca no valor de 750€ . As primeiras 10 escolas a recolher mais OAU receberam um total de 2500€ em equipamentos como livros, mesas de ping-pong, microscópios, planetários, material para ginástica e jogos de tabuleiro, bens e/ou serviços educativos, lúdicos e de lazer previamente identificados pelos professores responsáveis pela iniciativa na escola quando preencheram o formulário de inscrição para participação no Concurso.

“Ultrapassar a barreira dos 3 mil litros de OAU na região da Beira Interior demonstra o sucesso deste projeto piloto – da 1º edição da Escola PRIO TOP LEVEL. Acreditamos que esta iniciativa serviu para sensibilizar a população para a importância de recolher e reciclar este resíduo. Conseguimos chegar à casa da grande maioria das famílias que residem nos 10 Municípios e por isso não poderíamos estar mais satisfeitos com este projeto-piloto”, referiu Ricardo Coimbra, administrador da PRIO.


Conteúdo Recomendado