XXIII Jornadas Micológicas decorrem em Fornos de Algodres

A iniciativa da Confederação Europeia de Micologia Mediterrânica (CEMM) começou no passado domingo e irá decorrer até amanhã, dia 13 de novembro.

A Confederação Europeia de Micologia Mediterrânica (CEMM) ocupa-se de ampliar e difundir os conhecimentos referentes à Micologia das espécies da área mediterrânica, no que diz respeito à cartografia, taxonomia, nomenclatura, ecologia, micotoxicologia, informática, legislação e qualquer outro aspecto ou problema micológico relacionado com esta região botânica.

Esta Confederação, que agrupa a mais de 4000 micólogos, organiza um congresso anual «Jornadas Europeias de Micologia Mediterrânica», e leva a cabo uma atividade editora dirigida à reimpressão de obras micológicas fundamentais.

Este ano o congresso encontra-se decorrer em Fornos de Algordes, numa organização da Associação Micológica “A Pantorra”, com o apoio do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.

Aproveitando a presença de micólogos europeus em Fornos de Algodres por ocasião das XXIII Jornadas Micológicas da Confederação Europeia Micológica Europeia (CEMM), a União de Freguesias de Juncais Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão e a Confraria da Urtiga irão promover o XII Passeio Micológico em Fornos de Algodres, no próximo sábado, dia 14 de novembro.

Os participantes neste evento terão a oportunidade de ver o trabalho desenvolvido por cães trufeiros treinados por especialistas em cogumelos Hipogeos. Este tipo de cogumelos cuja vida decorre de forma subterrânea só podem ser recolhidos com recurso a cães especificamente treinados para o efeito. Neste grupo encontram-se alguns dos mais apreciados e economicamente valorizados cogumelos do mundo, como é o caso das trufas.

905942_994369167289439_8564940435000593025_o


Conteúdo Recomendado