“Terras da Transumância” 2023 em Gouveia

O programa começa a 11 de junho, com a Romaria das Ovelhas de Arcozelo da Serra pelo Santo António.

O município de Gouveia, que integra a rede cultural “Terras da Transumância”, a marca territorial que tem promovido a tradição pastoril e o património da transumância, apresenta, para os próximos meses, várias propostas para partir à descoberta de uma das mais simbólicas atividades do pastoreio: a transumância.


Trata-se de uma parceria com os municípios do Fundão, Castro Daire, Seia e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, sendo um projeto que “visa celebrar a cultura em torno desta tradição ancestral, afirmando estes territórios enquanto destinos turísticos culturais de excelência e que preservam a memória dos seus costumes”.


Em Gouveia, o programa no âmbito da rede irá contar com várias atividades artísticas e culturais, iniciando-se, a 11 de junho, com a Romaria das Ovelhas de Arcozelo da Serra pelo Santo António. Seguindo-se, a 9 de julho, a Benção dos Rebanhos de Vila Franca da Serra, também pelo Santo António, uma tradição baseada num ritual de fé procurado, anualmente, pelos pastores para alcançarem a prosperidade agrícola.


A Transumância dos rebanhos de Vila Nova de Tazem (descida) irá decorrer no mês de agosto, em data ainda a definir, num momento que recria a identidade e autenticidade de uma prática ancestral (de subida ou descida) dos rebanhos da Serra da Estrela.


A finalizar a programação deste ano, a 8 de setembro, terá lugar a Romaria da Nossa Senhora de Assedasse, em Folgosinho.


As inscrições para estas iniciativas já se encontram abertas, poderá inscrever-se através do formulário disponível AQUI.

Ou de forma presencial no Posto de Turismo de Gouveia, sito no Jardim da Ribeira; alternativamente, através do email, ou dos contactos de telefone: 238 083 930; telemóvel: 962 033 099.

Cartaz Gouveia
Cartaz Gouveia

Conteúdo Recomendado