Terras da Transumância com iniciativas de junho a setembro em Gouveia

Transumancia Gouveia

A transumância é uma prática única da pastorícia em Portugal que pela sua autenticidade, “atrai pessoas a experimentarem esta vivência no terreno”, apontou a autarquia.

A Câmara de Gouveia, no distrito da Guarda, vai desenvolver no concelho atividades de junho a setembro no âmbito da rede cultural “Terras da Transumância 2024”, que visa celebrar a cultura em torno daquela tradição ancestral.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia divulgou o calendário das iniciativas agendadas para o concelho no âmbito do projeto “Terras da Transumância 2024”, que também envolve os municípios do Fundão (distrito de Castelo Branco), Castro Daire (Viseu), Seia (Guarda) e a Agência de Desenvolvimento Gardunha 21.

A Câmara Municipal salientou que esta rede cultural é um projeto de valorização que visa celebrar a cultura em torno desta tradição ancestral, afirmando os territórios enquanto destinos turísticos culturais de excelência e que preservam a memória dos seus costumes.

A transumância é uma prática única da pastorícia em Portugal que pela sua autenticidade, “atrai pessoas a experimentarem esta vivência no terreno”, apontou a autarquia.

No concelho de Gouveia a programação do “Terras da Transumância 2024” inclui diversas atividades culturais e de lazer, também no formato de caminhadas, a realizar nas localidades de Arcozelo da Serra, Vila Franca da Serra, Vila Nova de Tazem e Folgosinho.

O programa inicia-se em 09 de junho com a Romaria das Ovelhas de Arcozelo da Serra na Capela de Santo António, dia em que se enfeitam as ovelhas para agradecer ao santo, com uma série de voltas em redor da capela.

No dia 07 de julho realiza-se a Bênção dos Rebanhos em Vila Franca da Serra, numa tradição baseada num ritual de fé procurado anualmente pelos pastores para alcançarem a prosperidade agrícola.

A Rota da Transumância, que se realiza entre o Vale do Rossim e Vila Nova de Tazem, com a descida dos rebanhos, irá decorrer em agosto, em data a definir. A Câmara Municipal de Gouveia evidenciou que se trata de “um momento único e genuíno de preservação de uma identidade cultural irrepetível”.

A tradição é dinamizada pelo pastor Joaquim Marvão, pastor de Vila Nova de Tazem, que a herdou do seu pai e a transformou numa prática familiar, sendo o último pastor transumante do concelho de Gouveia.

O programa termina em 08 de setembro com a Romaria da Nossa Senhora de Assedasse, em Folgosinho, uma festa com ligação profunda à terra e que une o sagrado e o profano.

A Câmara de Gouveia referiu que as inscrições para estas iniciativas já se encontram abertas e podem ser feitas na página da internet do município ou no Posto de Turismo de Gouveia.

Cartaz Gouveia197

Conteúdo Recomendado