Politécnico da Guarda integra rede de investigação de universidades ibéricas

Relativamente às bolsas de mobilidade CRUSOE, os representantes regionais manifestaram-se a favor de estudar as possíveis formas de financiamento para a sua implementação e verificar a sua eficácia a partir da iniciativa piloto para o ano letivo 2023-24.

A Assembleia Geral Ordinária da Conferência dos Reitores do Sudoeste da Europa (CRUSOE), realizada na Universidade de Aveiro, aprovou o lançamento das bolsas de mobilidade CRUSOE e a incorporação como membros associados os Institutos Politécnicos de Tomar, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu, bem como o ingresso como associados da Universidade de Aveiro e do Instituto Politécnico de Bragança, que já faziam parte da Rede CRUSOE.

O presidente do IPG, Joaquim Brigas, sublinhou que “esta rede de investigação trará grandes vantagens para a nossa comunidade académica”, e que “trabalhar em conjunto com outras instituições de ensino superior e apresentar candidaturas a verbas europeias irá reforçar a qualidade da investigação do Politécnico da Guarda”.


Em comunicado a CRUSOE adianta que a adesão foi “ratificada num ato cerimonial celebrado com a presença dos presentes na Assembleia”. O evento decorreu no Edifício Central e Reitoria da Universidade de Aveiro e reuniu cerca de 30 pessoas, entre reitores, vice-presidentes, representantes e presidentes dos institutos politécnicos associados.


Na sua intervenção inicial, o presidente da CRUSOE e reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, destacou a importância da Rede como instrumento ao serviço do desenvolvimento dos territórios em que estão sediadas as suas universidades e institutos politécnicos.


Viera de Castro manifestou o compromisso de dar continuidade a este trabalho, cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento das regiões a nível social, económico e cultural, através do diálogo permanente com instituições, entidades e governos regionais, tanto para projetos em marcha como para aqueles que são promovidos no futuro.


As bolsas de mobilidade CRUSOE seriam destinadas a “doutorandos e estudantes que realizam projetos de conclusão de curso ou mestrado, com o objetivo de promover a comunicação entre a comunidade científica e universitária da macrorregião, para que a base social se conheça e se interrelacione em estadias curtas”.


O grupo de trabalho RESOE & CRUSOE Investigação, Educação, Universidades e Inovação, constituído por representantes das universidades e dos seis governos regionais da macrorregião RESOE, reuniu-se também na Universidade de Aveiro, após a Assembleia Geral da CRUSOE.


Relativamente às bolsas de mobilidade CRUSOE, os representantes regionais manifestaram-se a favor de estudar as possíveis formas de financiamento para a sua implementação e verificar a sua eficácia a partir da iniciativa piloto para o ano letivo 2023-24.


Conteúdo Recomendado