Em comunicado, a PSP explica que as ações vão decorrer através do Núcleo de Armas e Explosivos (NAE), com a colaboração dos municípios de Celorico da Beira, Mêda, Pinhel, Trancoso, Almeida e Manteigas.
Esta iniciativa de proximidade dirige-se “aos cidadãos que residam mais distantes da capital de distrito e que pela sua idade ou mobilidade reduzida tenham dificuldades em se deslocar às instalações policiais”.
A PSP salienta que “todos os interessados, podem dirigir-se à unidade móvel da PSP e tratar de processos de concessão/renovação de Licenças de Uso e Porte de Arma, aquisição de armas por sucessão Mortis Causa, entrega de armas ao Estado, e esclarecer dúvidas relacionadas com o regime jurídico das armas e munições”.
As ações têm início nesta terça-feira em Celorico da Beira, entre as 09h00 e as 13h00, junto à entrada do Mercado Municipal.
Prosseguem na Meda, no dia 03 de novembro, das 14h00 às 19h00, na Avenida Gago Coutinho e Sacadura Cabral e, no dia 07, em Pinhel, frente à Igreja de São Luís, entre das 14h00 às 19h00.
A unidade móvel da PSP estará em Trancoso no dia 09, entre as 14:00 e as 19:00, no Largo das Portas D´El Rei e em Almeida no dia 13, entre as 14h00 e as 19h00, na Praça António José Sousa Júnior.
Em Manteigas, o atendimento será feito no dia 15, entre as 14h00 e as 19h00, no parque de estacionamento frente à Câmara Municipal.
A ação termina dia 16 em Vilar Formoso (concelho de Almeida), com atendimento entre as 14h00 e as 19h00, na Rua do Comércio (no estacionamento da imaculada business center).
O comunicado realça que a “PSP tem como competência exclusiva o licenciamento em matéria de armas, munições e substâncias explosivas e equiparadas que não pertençam ou se destinem às Forças Armadas e demais Forças e Serviços de Segurança.