Semana Criativa da Covilhã terá segunda edição em novembro

A segunda edição da Semana Criativa da Covilhã (Covilhã Creative Week) vai realizar-se entre 8 e 14 de novembro, assinalando o aniversário da classificação da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO, na área do Design.

O destaque recai sobre a exposição “EntreTecido”, com curadoria do Atelier Vasco Pinho, que apresentará, no foyer do Teatro Municipal da Covilhã, a obra de dez designers e artistas a trabalhar, atualmente, na cidade: Ana Paula Almeida, Ana Rita Albuquerque, Diogo Fernandes, Fátima Nina, Filipe Carriço, Gonçalo Duarte, Jorge Mendes, Luís da Cruz, Patrícia Casteleiro e Telmo Martins.

Esta exposição será assinalada com uma peça de grandes dimensões, na fachada do Teatro Municipal da Covilhã, que convidará o público a entrar e a descobrir o espaço.
Organizado pelo Município da Covilhã, este evento cultural e educativo foca-se na valorização do Design e das Artes, aliados à Criatividade e à Sustentabilidade.

Como sublinha a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, este é um “evento para todas as idades” e pluridisciplinar, que contará com visitas orientadas, concertos, palestras e oficinas práticas, entrecruzando a sua programação com outros dois importantes eventos da Cidade do Design: o “Industrial – Encontros com a Cidade Fábrica”, o “Diafragma – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais” e o desfile de moda Tea&Cheese, promovido pela MODATEX.

A Criatividade é a grande âncora desta semana que pretende “marcar cultural e socialmente a cidade e o concelho”, tal como frisa Regina Gouveia.

Para tal, serão promovidos debates em torno das relações entre Arte, Património e Design, com especial enfoque na sustentabilidade, seja no contexto da criação individual, seja no contexto da produção têxtil fabril enquanto marca identitária da cidade.

Para tal, este evento terá como principais parceiros a Universidade da Beira Interior e as fábricas J.Gomes, Paulo de Oliveira e FITECOM. Porque a sensibilização de públicos jovens é uma prioridade do evento, estas últimas abrirão as suas portas para promover visitas de alunos de várias escolas do concelho e contribuirão, simultaneamente, com material reutilizável para a exposição coletiva “EntreTecido”.

A “Rota Portas do Sol: À Descoberta do Centro Histórico” será, também, outra novidade apresentada durante a Semana Criativa. O público terá a oportunidade de experimentar, gratuitamente e pela primeira vez, a rota de realidade aumentada criada para dinamizar e comunicar a história da Covilhã aos novos públicos. Esta inovadora rota apresentará 35 pontos da cidade, incentivando o público a descobrir o centro da cidade através de vídeos, áudios e personagens históricas.


Conteúdo Recomendado