Obras para colocação de fibra ótica no Maciço Central arrancam este mês

E o Presidente da República deverá apadrinhar este projeto no próximo domingo, dia 11 de março, às 10h45, no CISE, em Seia.

A Comissão Executiva da Altice Portugal e a Câmara Municipal de Seia prepararam uma cerimónia institucional de arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central”. Trata-se de um grande investimento de infraestruturação de seis concelhos da serra da Estrela (Seia, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Covilhã e Fundão), com fibra ótica de nova geração, que se realizará no próximo domingo, dia 11 de março, pelas 10h45, no auditório do CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (em confirmação).

Segundo a nota informativa enviada para o Beira.pt, “este é um projeto ímpar que superará as dificuldades de comunicações de mais de 5 dezenas de freguesias de montanha, vencendo, pela primeira vez, as dificuldades da orografia geográfica do território da maior montanha portuguesa, ligando uma encosta à outra, possibilitando conectividade de última geração às aldeias de montanha, aldeias de xisto, edifícios de instituições públicas, unidades hoteleiras e outros investimentos já existentes na região”.

Sendo a Altice Portugal um grupo económico privado, este projeto reveste-se de interesse público nacional, pois consagra uma vertente importante de discriminação positiva do território alicerçada no respeito escrupuloso do Princípio Constitucional da Igualdade, acrescenta a mesma fonte.

A Cerimónia Oficial conta com a presença do Presidente Executivo da Altice Portugal, Alexandre Fonseca, da Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, dos seis Presidentes dos Municípios abrangidos e por diversos representantes de Entidades Regionais e Locais das diferentes áreas da sociedade civil dos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Guarda.


Conteúdo Recomendado