Guarda 2027 apresenta Espetáculo de Artes Performativas Comunitário “Guarda-Jóias”

O evento abre-se à população da região no limite da capacidade de 600 espectadores, e terá lugar no próximo sábado, pelas 22h00, no Parque Urbano do Rio Diz.

No próximo sábado, dia 21 de agosto, a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura apresenta um espetáculo comunitário de Artes Performativas intitulado “Guarda-Jóias.”

Trata-se de um espetáculo que conta com mais de 150 participantes, entre atores, cantores, instrumentistas, produtores, técnicos e direção artística, juntando companhias artísticas nacionais e internacionais (Espanha, Argentina e França).

Com uma narrativa teatral inspirada em textos de Eduardo Lourenço, Vergílio Ferreira, excertos da obra “Fios da Memória”, o “Guarda-Jóias” pretende revelar momentos marcantes de um território, numa perspetiva onírica, fantástica e documental. O autor da dramaturgia, encenação e direção artística é José Rui Martins, que é também Programador da Guarda 2027.

O espetáculo prolonga os efeitos artísticos de outros projetos já realizados, como o “Julgamento e Morte do Galo” e os de outras grandes produções comunitárias, que aliaram o talento de vários diretores artísticos, escritores e do movimento associativo que lhes imprimiu um caráter de grande identidade comunitária.

Os artistas locais das comunidades e associações de Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Sabugal e Trancoso, também integradas no projeto #Sonhar27#, irão juntar-se ao elenco profissional em distintas áreas artísticas, como o teatro, a dança, as artes visuais e a música- Manifesta-se assim uma matriz artística que enalteça a vitalidade de um movimento associativo que, ao longo dos anos, tem tido um desempenho participativo de grande relevância nas manifestações populares que marcam o território dos concelhos integrantes da Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027.

Para além das associações locais, o espetáculo “Guarda-Jóias” contará com a participação das companhias Aerial Strada (Argentina/Espanha) e Des Quidams (França), da ‘Ópera Encantada’, da Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa e da ‘Opus Pausa’.

Os bilhetes poderão ser adquiridos no Museu da Guarda e no Welcome Center por um valor de 3€. A receita de bilheteira reverterá totalmente a favor das corporações de bombeiros do concelho da Guarda, Famalicão da Serra e Gonçalo.


Conteúdo Recomendado