Escola de Pastores chega em setembro à Região Centro

A formação na Escola de Pastores inicia no dia 23 de setembro e destina-se a jovens que pretendam dedicar-se à atividade de produção de leite e/ou queijo com DOP Serra da Estrela, DOP Beira Baixa e DOP Rabaçal.

A Escola de Pastores é uma iniciativa pioneira em Portugal integrada no projeto “Programa de Valorização da Fileira dos queijos da Região Centro”. Este projeto, liderado pela Inovcluster – Associação do Cluster Agro-industrial do Centro, envolve um consórcio alargado de 14 entidades de base regional, onde estão inseridos os Institutos Superiores Politécnicos de Castelo Branco e Viseu, entidades coordenadoras desta atividade.

A Escola de Pastores inicia no próximo dia 23 de setembro e, até ao momento, já se encontram 58 candidatos inscritos. O curso tem a duração de 4 meses, abrangendo um número total de 560 horas de formação prevendo-se o seu término em janeiro de 2020.

As aulas realizam-se nas Escolas Superiores Agrárias de Castelo Branco e Viseu e em explorações agropecuárias dos concelhos de Castelo Branco, Fundão, Penela, Oliveira do Hospital, Gouveia e Viseu podendo também vir a contemplar outros concelhos.

Após concluir a Escola de Pastores com sucesso, os candidatos inscritos têm a oportunidade de se candidatarem ao “Vale Pastor”, um prémio monetário no valor de 5.000 euros.

Segundo a organização, a Escola de Pastores pretende cativar empreendedores que queiram dedicar-se à atividade da Pastorícia, cujo objetivo principal é contribuir para o reforço e rejuvenescimento da atividade.

Cláudia Domingues Soares afirma que “é para nós fundamental que as sinergias que se estão a criar em torno deste setor sejam as melhores. Só desta forma será possível valorizar e fazer perdurar no tempo uma atividade que reflete parte relevante da identidade patrimonial, histórica e económica da Região Centro.”

As inscrições já se encontram abertas para a Escola de Pastores, terminando o prazo no dia 23 agosto. Todos os empreendedores em idade ativa podem candidatar-se a este programa, preenchendo o formulário de inscrição, AQUI. Para mais informações, contactar a InovCluster através do 272 349 100 ou do endereço de email geral@inovcluster.pt.

O Programa de Valorização da Fileira dos Queijos da Região Centro é um “Projeto co-financiado pelo CENTRO 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.

 


Conteúdo Recomendado