Aldeias Históricas são destino escolhido para XV Semana Europeia de Cicloturismo

DR

O território das Aldeias Históricas de Portugal acolhe a edição deste ano da Semana Europeia de Cicloturismo, a decorrer de 30 de junho a 06 de julho, que terá Belmonte como ponto de partida e de chegada.

Segundo as Aldeias Históricas de Portugal, a iniciativa já conta com cerca de 1.500 participantes inscritos, provenientes de oito países do continente europeu, do Canadá e da Austrália.

A XV Semana Europeia de Cicloturismo terá como epicentro a Aldeia Histórica de Belmonte, no distrito de Castelo Branco, que será o ponto de partida e de chegada dos sete dias de atividades dirigidas para famílias e para aventureiros.

A escolha de Belmonte como ponto de partida e de chegada das atividades “prende-se com a sua centralidade relativamente ao território das Aldeias Históricas, estando posicionada a uma distância equilibrada em relação às restantes 11 aldeias”, é justificado.

Em termos de alojamento, os promotores referem que estão disponíveis oito parques de caravanas distribuídos por várias zonas da Aldeia Histórica de Belmonte, a que se juntam duas zonas de campismo e cerca de 350 camas disponíveis na hotelaria e no alojamento local.

Com organização da Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com o município de Belmonte, a União Europeia de Cicloturismo e as Aldeias Históricas de Portugal e o apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal e do Turismo de Portugal, o programa da XV Semana Europeia de Cicloturismo é composto por sete dias de atividades, com diversos tipos de percursos e níveis de dificuldade.

Todos os dias existem três percursos marcados (curto, médio e longo), com início e final na Aldeia Histórica de Belmonte.

O programa inclui também dez percursos em linha até às Aldeias Históricas mais distantes, dois desafios de grande dificuldade, com montanha e longas distâncias, e um percurso GPC – Grande Percurso de Cicloturismo das Aldeias Históricas (GR22).

“Com uma oferta ímpar em percursos de bicicleta e BTT, definidos e estruturados pela Rede das Aldeias Históricas de Portugal – como a Grande Rota 22 (GR22), a maior rota de Walking & Cycling em Portugal, um percurso circular com cerca de 600 quilómetros -, o território das Aldeias Históricas de Portugal não poderia ser mais atrativo para amantes de ciclismo”, sublinham as Aldeias Históricas em comunicado hoje enviado à agência Lusa.

A fonte acrescenta que, tratando-se de um evento adequado tanto a famílias como a aventureiros, estão previstas atividades para jovens cicloturistas, para acompanhantes que não pedalem, visitas aos museus locais de Belmonte, passeios pedestres e visitas em autocarro até às Aldeias Históricas mais distantes.

“Com o objetivo de oferecer aos participantes uma experiência única e autêntica nas Aldeias Históricas de Portugal, serão promovidas atividades junto da comunidade local, todas as noites”, é também anunciado.

A XV Semana Europeia de Cicloturismo é um dos mais importantes certames da modalidade.

As 12 Aldeias Históricas de Portugal (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso) são o primeiro destino em rede à escala mundial, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.




Conteúdo Recomendado