Aldeias Históricas de Portugal e Airbnb estabelecem acordo para promover o turismo sustentável no interior de Portugal

No seguimento do compromisso das Aldeias Históricas de Portugal com a sustentabilidade, a Rede estabelece agora uma parceria com a conhecida plataforma de arrendamento de curta duração Airbnb, cujo objetivo é incentivar tendências de viagem mais sustentáveis no interior de Portugal e demonstrar os benefícios do turismo para lá das grandes cidades.

A Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico (AHP – ADT) fechou uma nova parceria, com a Airbnb, com o intuito de promover “um destino que são 12” como uma alternativa sustentável e especialmente apelativa para quem procura um turismo não massificado, pleno de natureza em estado puro, História, cultura, gastronomia, vinhos e lazer.

Esta parceria tem como objetivo contribuir para a distribuição de fluxos turísticos para os municípios e território das Aldeias Históricas de Portugal; apoiar o equilíbrio territorial, diversificando a oferta e a procura de serviços turísticos para destinos menos procurados; promover a economia local, contribuindo para a produção e consumo sustentável, potenciando fontes de receitas juntos de setores de atividade que o turismo de forma direta e indireta impacta positivamente; contribuir para a diminuição da sazonalidade e para a valorização dos recursos endógenos, fomentando, inclusive a duração da estada média.

O acordo entre a AHP – ADT e a Airbnb vai refletir-se, por exemplo, numa página dedicada à promoção da Rede das Aldeias Históricas, com informações úteis sobre o que fazer, locais a visitar, empresas locais e anfitriões na Airbnb que estão a elevar a hospitalidade no interior de Portugal. Além disso, a Airbnb irá organizar webinars para a comunidade das Aldeias Históricas de Portugal, com informações sobre como se tornarem empresários do setor da hospitalidade através do alojamento na Airbnb.

Esta é uma parceria de grande importância para a Aldeias Históricas de Portugal, pelo seu contributo para a materialização da estratégia definida para a Rede, nomeadamente pelo facto de se constituir como um impulso à transição digital, que tem sido um dos vetores estratégicos da política nacional e europeia, e, naturalmente, da própria Rede.

“A Airbnb é uma montra de excelência mundial onde o destino Aldeias Históricas beneficiará com as suas dinâmicas, mas por outro lado revela-se também, e mais uma vez, a atratividade da marca Aldeias Históricas de Portugal na capitalização de parcerias com entidades de renome que podem e devem fazer a diferença no tocante à coesão territorial. Somos um destino já premiado por diferentes organismos de âmbito nacional e internacional e, esta etapa que agora se inicia vem, sem dúvida, robustecer o desenvolvimento económico e consequentemente o social da rede que representa 12 ícones da nossa portugalidade”, explicou Carlos Ascensão, Presidente da Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico.

“Mais de 70% das propriedades portuguesas na Airbnb na categoria de Casas Históricas estão localizadas em zonas rurais, pelo que estamos muito entusiasmados com o potencial do turismo patrimonial para contribuir para o desenvolvimento económico de pequenas comunidades não urbanas. Com esta parceria, queremos proporcionar estes benefícios a mais pessoas e espalhar a mensagem pelas cidades, aldeias e locais menos conhecidos em todo o país”, disse Mónica Casañas, General Manager da Airbnb Marketing Services SL.

De facto, ser anfitrião na Airbnb ajuda as famílias a ganhar um rendimento extra. De acordo com um estudo interno da Airbnb, 9 em cada 10 anfitriões em Portugal afirmam que o espaço que listam é propriedade deles ou da sua família em 2022. O alojamento foi e continua a ser fundamental para a recuperação económica e o crescimento do país e está espalhado por todo o território, desde as grandes cidades até às aldeias mais pequenas: em 2022, quase 2/3 das estadias de curta duração reservadas na Airbnb em Portugal foram fora do Porto e de Lisboa, demonstrando, também, ser indutor de criação de abordagens que viabilizam a reabilitação, sendo disso exemplo a Rede Aldeias Históricas de Portugal.

Assim, para facilitar a procura de alojamento que ofereça uma estadia cultural e histórica autêntica, a Airbnb adicionou a categoria “Casas Históricas” à sua plataforma no ano passado. Atualmente, existem mais de 45 mil anúncios de casas históricas em todo o mundo. Um relatório da Airbnb sobre o impacto das funcionalidades de pesquisa flexível da Airbnb – incluindo categorias como “Casas Históricas” e “Sou flexível” – mostra que estas ajudam a desviar as reservas dos pontos turísticos mais saturados da europa e das datas de picos de viagem, apoiando tendências de viagem mais sustentáveis.

Em Portugal, a categoria “Casas Históricas” da Airbnb já tem mais de 300 unidades, contribuindo para dispersar os benefícios das viagens e do turismo por um maior número de destinos. Mais de 70% dos anúncios na categoria de “Casas Históricas” em Portugal estão situados em comunidades rurais.

Sobre a Aldeias Históricas de Portugal
Entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, encontram-se 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, surgem como paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, de épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje. São, ainda, a garantia de momentos inesquecíveis de lazer, aventura e descoberta, temperados com os inigualáveis aromas e sabores da região, que compõem a sua típica gastronomia.
No território das Aldeias Históricas de Portugal há um sem fim de trilhos para caminhadas e percursos de bicicleta e BTT – como a Grande Rota 22, a maior rota de Walking & Cycling na Europa e em Portugal, com cerca de 600 km. A Grande Rota 22 tem o selo Leading Quality Trails – Best of Europe, entregue pela European Ramblers Association (Associação Europeia de Caminhada).
As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial – e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION. E, em 2020, foram o primeiro destino a nível nacional a criar o “Manifesto do Turista Responsável”, lembrando aos seus visitantes a importância do respeito pela natureza.

Sobre a Airbnb
A Airbnb nasceu em 2007 quando dois anfitriões receberam três hóspedes na sua casa em São Francisco, e desde então cresceu para mais de 4 milhões de anfitriões que receberam mais de 1,4 mil milhões de hóspedes em quase
todos os países do mundo. Todos os dias, os anfitriões oferecem estadias e experiências únicas que tornam possível aos hóspedes ligarem-se às comunidades de uma forma mais autêntica.


Conteúdo Recomendado