Cursos Internacionais de Música Antiga regressam a Idanha-a-Velha

Foto Cima 2

De 28 de agosto a 2 de setembro, os CIMA – Cursos Internacionais de Música Antiga regressam a Idanha-a-Velha. Do programa fazem parte atividades dirigidas a estudantes de música e entusiastas pela área da Música Antiga e também concertos abertos ao público em geral.

Promovidos pela MAAC – Música Antiga Associação Cultural, os CIMA contam com o apoio do Município de Idanha-a-Nova, IPCB, Idanha-a-Nova City of Music e do Centro Cultural Raiano.
Após uma edição realizada na cidade italiana de Pesaro, também reconhecida pela UNESCO como Cidade Criativa na área da Música, os CIMA realizam-se novamente em Idanha-a-Nova, desta feita na Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, estando a temática da programação centrada no Grand Siècle da música francesa, ou seja, na música produzida em França, nos séculos XVII e XVIII, durante o reinado de Luís XIV, o “Rei Sol”.


Durante a semana e em vários locais da aldeia de Idanha-a-Velha, realizam-se diversas atividades no âmbito da Música Antiga, entre as quais projetos de Música de Câmara, sessões de improvisação histórica e terapia com equinos orientada por Davide Monti (Helicona Project) e masterclasses conduzidas por Lorenzo Colitto (Violino e Orquestra Barroca), Giovanni Columbro (Flauta travessa), Maria Cleary (Harpa), Hugues Kesteman (Fagote barroco), e João Janeiro (Cravo, baixo contínuo).


Abertos à população e ao público em geral são os dois concertos previstos – o concerto de professores, no dia 30 de agosto, e o concerto de encerramento dos cursos, no dia 2 de setembro, ambos às 21h30, na Sé de Idanha-a-Velha. A entrada é gratuita, limitada à lotação.


Para mais informações sobre os CIMA 2023 podem ser consultadas as páginas www.maac.pt e www.idanha.pt/agenda, e ainda utilizados os seguintes contactos: 914406015/919301105. Podem igualmente ser utilizados os contactos do Centro Cultural Raiano, através do telefone +351 277 202 900 ou do email ccr@idanha.pt.


Conteúdo Recomendado