Universidade da Beira Interior e Câmara Municipal do Fundão assinam protocolo de cooperaçao

http://www.rcb-radiocovadabeira.pt

A Universidade da Beira Interior e a Câmara Municipal do Fundão rubricaram, na sexta-feira, no salão nobre dos Paços do Concelho, um protocolo de cooperação que visa a atribuição de três bolsas anuais a alunos do Fundão.

O âmbito do protocolo é a atribuição de fundos, pela autarquia fundanense, à UBI , tendo em vista a atribuição de três bolsas anuais, no valor da propina aprovada para cada ano letivo. As bolsas serão concedidas a estudantes do Fundão e que ingressem pela primeira vez na UBI, através do Concurso Nacional de Acesso.

Na atribuição das bolsas será dada preferência aos alunos que ingressem em engenharia Informática, seguindo-se os alunos de engenharia eletroctécnica e de computadores e Engenharia electromecânica ou Civil.

Os critérios de atribuição das bolsas serão definidos contemplando a conjugação de três fatores de ponderação: a precedência de cursos, a situação socioeconómica da família do estudante e a nota de ingresso.

De acordo com o reitor, a oi protocolo insere-se na estratégia definida pela universidade de cooperação com as autarquias.

“O objetivo é estimular os jovens residentes nos diferentes concelhos a estudarem na UBI, em particular nos cursos de engenharia onde há uma falta de atração. Estas bolsas são um estímulo a que os jovens sigam para caminhos académico e profissional de futuro”, refere António Fidalgo.

Para o presidente da autarquia fundanense, este é mais um passo importante “que vem dar mais densidade às relações que existem entre o município e a UBI”. De acordo com Paulo Fernandes, os resultados da cooperação entre as duas instituições “têm sido excelentes”, na agenda de atratividade de investimentos para o concelho

“Se for necessário apoiar com mais bolsas, nomeadamente pelo aparecimento de casos de alunos carenciados ou outros de excelente mérito académico a câmara analisará a situação”, garante o edil.


Conteúdo Recomendado