Vila Nova de Foz Côa com um orçamento de 16,1 milhões de euros para 2023

João Paulo Sousa destacou um investimento de 6,5 milhões no campo da habitação social através do programa 1.º Direito, até ao fim do mandato.

A câmara de Foz Côa aprovou, com os votos contra da oposição socialista, um orçamento com montante global de cerca de 16,1 milhões de euros para 2023, mais dois milhões de euros face ao de 2022.

“Trata -se de um orçamento de continuidade com linhas orientadoras relacionadas com os compromissos assumidos no início do mandato com a população de Vila Nova de Foz Côa, onde estamos a introduzir novas componentes relacionadas como o novo Quadro Comunitário. Este orçamento tem igualmente incluído um forte apoio à componente social”, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Vila Nova de Foz Côa, João Paulo Sousa.

Segundo a autarca social-democrata do distrito da Guarda, o documento aprovado em sede de executivo municipal em 28 de novembro tem ainda em conta a atual conjuntura nacional e internacional que se está a atravessar, o que leva a um aumento dos preços da energia e transportes, em contexto de inflação.

“Os preços dos transportes e da energia estão cada vez mais altos, havendo da nossa parte uma preocupação muito grande e para onde vertemos uma fatia importante do nosso orçamento”, concretizou o autarca social-democrata.

João Paulo Sousa destacou um investimento de 6,5 milhões no campo da habitação social através do programa 1.º Direito, até ao fim do mandato.

“Este investimento passa pela aquisição e recuperação de casas que serão alugadas a baixo custo a pessoas sinalizadas pela Segurança Social. Ao mesmo tempo conseguimos recuperar imóveis em zonas mais degradadas como é a zona histórica e nas freguesias do concelho”, disse.

No campo social, será ampliada a teleassistência ou distribuição de cabazes alimentares pelas famílias mais carenciadas do concelho ao longo de todo o ano.

O autarca de Vila Nova de Foz Côa destacou dois grandes investimentos para o concelho como a construção de uma piscina coberta no montante de dois milhões de euros e o Centro de Recolha Animal (já com projeto), cujo investimento rondará os 600 mil euros.

Já no campo fiscal, o executivo de Vila Nova de Foz Côa prevê manter a taxa de IMI nos valores mínimos (0,3%).

Em sede IRS, o orçamento municipal prevê a manutenção da taxa máxima fixada nos 5%.

Contactados pela Lusa, os vereadores eleitos nas listas do Partido Solicita (PS) remeteram para mais tarde uma posição relativa ao documento, após reunião da Comissão Política Concelhia de Vila Nova de Foz Côa, daquela força política.

O orçamento vai ser submetido à apreciação e votação na Assembleia Municipal no dia 27 de dezembro.

Tanto o executivo municipal e a assembleia municipal são de maioria PSD.


Conteúdo Recomendado