Festa da Amendoeira em Flor arranca hoje em Vila Nova de Foz Côa

O programa das festas irá decorrer até ao dia 3 de março e conta com diversos passeios e concertos. O habitual desfile etnográfico acontece no último dia.

As amendoeiras em flor antecipam a primavera e marcam o despontar das amêndoas, um fruto seco apreciado por muitos. É um espetáculo natural que pinta as paisagens de branco e rosa, anunciando, assim, a chegada da estação mais florida do ano. Foz Côa é um dos municípios portugueses que celebra este momento com a Festa da Amendoeira em Flor, que está de regresso de 16 de fevereiro a 3 de março.

É a mais emblemática e antiga festividade do concelho, que avança este ano para a 42.ª edição. Em 2024, Foz Côa quer chegar a um público diferente, juntando o tradicional ao inovador. O programa conta, por isso, com diversas iniciativas: de passeios pedestres, de mota ou bicicleta ao desfile etnográfico — um cortejo que retrata o modo de vida das pessoas, bem como os costumes e as tradições de outros tempos — e o segundo concurso interfreguesias de Partida da Amêndoa (no dia 25 de fevereiro, às 15 horas, na Praça do Município).

Não faltarão os concertos de bandas nacionais e locais no Pavilhão ExpoCôa. Os Quatro e Meia atuam dia 17 de fevereiro, sábado, às 22 horas, e os Expensive Soul sobem ao palco no dia 2 de março, no mesmo horário.

Estão previstos também diversos DJ sets que prometem música e animação noturna pela madrugada fora. A entrada é gratuita e pode consultar a programação completa neste site

O habitual desfile encerra as festas no dia 3 de março, às 14h30.

Foz Coa Amendoeira2024

Conteúdo Recomendado